Em 2018 um outro assinante falou sobre câncer de próstata. Como faz um tempo e é sempre bom lembrar da PREVENÇÃO, resolvi dar meu depoimento recente.
Tenho 49 anos, e faço anualmente a dosagem do PSA conforme a recomendação da minha médica clínica. Após 2 anos de valores levemente alterados (2021 e 2022), fui a um urologista recomendado por ela.
Após fazer aquele exame que todos temem (uma bobagem), que indicou que o tamanho da próstata estava normal, ele resolveu iniciar o processo de rastreio.
No meu caso foi ressonância magnética e, como apareceu uma pequena lesão, a biópsia.
O resultado foi o diagnóstico de adenocarcinoma que, felizmente, estava num estágio bastante inicial (Gleason 3+4).
O tratamento indicado foi a retirada da próstata, de preferência com a cirurgia auxiliada por robótica, para um melhor resultado e recuperação.
Como estou aqui no site há algum tempo, já tinha uma reserva de emergência que me permitiu autorizar o médico a lançar mão desta técnica. Até um PETSCAN, que o plano também não cobria, eu fiz para termos certeza que não tinha nenhum outro ponto comprometido.
Como diz o Bastter, eu nem discuti com o médico. Se tem que fazer, vamos nessa...
Faz 3 semanas da cirurgia, muito bem sucedida, e estou tendo uma recuperação espetacular. Parece que nem terei "aquele" efeito indesejado. Claro que farei acompanhamento por alguns anos, mas tudo indica descobrimos na hora certa.
Vida que segue!