Olá! Acompanho o site e sou assinante há anos, mas acho que este é o meu primeiro post aqui.
Trabalho em uma empresa de tecnologia cuja matriz é nos EUA mas que tem subsidiárias em vários países. Sou funcionário da filial do Brasil, CLT mesmo, recebo em reais.
Recentemente a empresa fez sua IPO na Nasdaq e nisso eu acabei recebendo um volume grande de stocks da empresa, em duas modalidades: stock options (com um preço de exercício bem abaixo do mercado) e RSUs (stocks com disponibilidade sujeita a uma data de vesting).
Após o período de vesting e o exercício, acabei ficando com uma quantidade de stocks bem alta. Mesmo com a cotação da empresa tendo caído bastante desde a IPO (irrelevante, eu sei), o valor destes ativos que chegaram "de repente" representam mais ou menos 50% da minha carteira, que eu já venho construindo há algum tempo (já tem um valor bem considerável). Ou seja, do dia pra noite fiquei com um monte de ovos na mesma cesta - stocks de uma empresa só, e uma empresa na qual eu não investiria por iniciativa própria por ter IPO recente.
Claro que isso está longe de ser um problema! Mas estou na dúvida sobre o que fazer com estas stocks:
1) Nada. Simplesmente deixar ali e continuar meus aportes conforme a prioridade do BS no resto da carteira pra ir gradativamente diluindo a concentração destes stocks.
2) Vender um pouco destes stocks todo mês pra comprar stocks de outras empresas. Assim evitando a necessidade de fazer câmbio pra aportar em stocks.
3) Vender TUDO e seguir o fluxo que diz lá no FAQ (colocar na poupança, dividir em 10/20 partes e ir adicionando ao aporte mensal)?
4) Outros
Obrigado!