"As pessoas vêem em você o que elas gostariam de ser"
Minha namorada disse essa frase ontem quando nós estávamos conversando. Contexto?
Todos nós crescemos escutando algum tipo de adjetivo. "Ah, os olhos da Aninha são tão bonitos". "O Pedrinho é muito inteligente". "O Carlos joga bola muito bem,
ele deveria ter virado jogador". "A Maria cozinha muito bem,
eu queria que a minha torta fosse tão boa quanto a dela".
Óbvio que
isso não é uma regra, é um padrão só e, sim, existem vários contra-exemplos. De qualquer forma eu achei bem elucidador a frase dela porque me deu uma luz sobre algo que não é fácil de enxergar (tanto que eu achei que seria legal compartilhar aqui). No caso, aquilo que você diz das outras pessoas e até o que você diz para elas
pode dizer algo sobre você próprio, algo que você gostaria de ser mas não consegue porque nem vê, alguma frustração ainda não tratada talvez, uma expectativa, inclusive, ou mesmo pura obtusão em algum aspecto.
O quê você elogia nos outros? Como você elogia os outros? Você elogia os outros? Eu me fiz essas perguntas e achei bem revelador sobre
o quê eu tenho melhorar em mim mesmo e acho que ainda me deu um direcionamento bem legal de
como melhorar e até de entender um pouco pessoas que eu julgava "não conseguir entender".
Talvez seja um bom exercício de auto-reflexão para você também.