6 Aprendizados para a vida #1 comentada em 13/11/2022 12:34 Assuntos Gerais Chaos_is_a_Ladder em 12/11/22 16:31 comentada em 13/11/2022 12:34 Fala galera, eu queria aproveitar o espaço aqui da Bastter para toda semana compartilhar algum aprendizado meu, espero que outras pessoas possam tirar proveito dele ou até me dar um feedback sobre o que acharam, lá vai:→ Antes de reagir emocionalmente, analise o comentário profundamente.“O mundo não é um grande arco-íris, é um lugar sujo e cruel…”, a frase do Rocky Balboa me veio à mente enquanto escrevia o texto, eu entendo que ela quer dizer que ninguém vai estar ligando muito pros seus sentimentos; ficar todo abalado/emocionado quando alguém te criticar, vai fazer você sofrer bastante, e o pior: não vai estar melhorando em nenhum aspecto, só terá ressentimento.Para ilustrar esse aprendizado, vou citar a história que me fez perceber isso com toda a clareza (de forma resumida):Estava apresentando um novo modelo de organização num software utilizado na empresa, o qual eu me dediquei bastante mesmo para desenvolver, porém, quando fui apresentar para o nosso “mentor”, ele simplesmente disse que “não era uma maneira inteligente de se organizar”.Em outros momentos eu teria definitivamente perdido a cabeça, sendo que, dessa vez, larguei o vitimismo e fui atrás melhorar essa organização… Resultado → após investigar a fundo o problema, acabei encontrando uma solução 1000x melhor, a qual foi até necessário mudar completamente o software utilizado e, no final, toda a equipe me parabenizou por resolver o problema de forma eficaz. Conclusão: muitas vezes você não vai ouvir palavras bonitas, mas ao se controlar e analisar a crítica/ofensa/comentário através de toda essa “neblina” desagradável, é quase certo que você encontrará algo de valor para evoluir.Ah, e óbvio, isso não é desculpa para você tratar mal os outros achando que eles vão evoluir sempre que os criticar, eles provavelmente vão ficar é ressentidos com você, meu ponto não é sobre a postura dos outros, mas sobre a sua.É isto, às vezes é preciso escutar coisas desconfortáveis para “acordar” e buscar melhorar. Alguém já passou por essa situação?