Bom dia! Estou com uma dúvida sobre o ITCMD e peço ajuda para ver se esta forma está correta para resolver a pendência. Vou colocar os valores fictícios para facilitar a visualização.
No fim de 2018 recebi uma doação em dinheiro de meu pai para dar de entrada na compra de um imóvel. Eu usaria meus 98k e ele me doaria mais 102k, totalizando 200k.
Vendi tudo de investimento que tinha para juntar com o valor da doação na entrada, mas como também possuía ações na época e estas só tem liquidez D+2, meu pai acabou me transferindo um pouco a mais para concluir a negociação (+20k - totalizando 122k), sendo que logo que o valor das ações entrassem na conta eu devolveria o valor para ele. O valor que possuía na época em ações era 22k.
Devolvi por TED assim que entrou em conta os 20k dele.
No ano seguinte na época de fazer a declaração anual de imposto de renda havia me surgido a dúvida "como justifico para a Receita Federal um crescimento de 102k no patrimônio de um ano para outro?"
Vi então que teria que informar a doação no campo devido do programa da receita e recolher o ITCMD sobre o valor da doação. Fui correndo pagar o ITCMD pois não havia recolhido na época.
O problema começa neste ponto por erro meu e desconhecimento.
O ITCMD recolhi o imposto devido sobre o valor de 100k ao invés de 102k (por desatenção considerei o valor das ações que tinha vendido e não o valor devolvido de fato). Já na declaração anual, informei a doação de 122k ao invés dos 102k.
Essa semana recebi uma notificação via SMS e um e-mail do Fisco Paulista informando que paguei menos imposto que deveria, pois no cruzamento de informações foi verificado a inconstância na declaração da Receita Federal (122k) e no recolhimento do ITCMD (100k) dando uma diferença de 22k. Só que devo realmente pagar a diferença sobre 2k somente.
A dúvida minha para resolver esta situação é: primeiramente retifico a declaração da Receita Federal acertando o valor da doação para 102k e depois retifico a declaração do ITCMD e pago a diferença sobre os 2k?
Existe algo a mais de que devo fazer ou o raciocínio está correto?