Muito se repete a frase "se te oferecem, não é bom pra você", como se fosse um fato, mas na verdade precisamos ter mais senso crítico.
Uma coisa me parece fato: "se te oferecem algo, é bom pra quem te ofereceu", porque ninguém vai te oferecer algo que faz mal à ela.
Porém, uma transação (seja financeira ou não), não é algo de soma 0, onde pra um se dar bem, o outro tem que se dar mal.
Nessa transação, vejo algumas possibilidades:
A) Quem ofereceu vai se dar bem, e você vai se dar mal
Acontece muito no mundo as ofertas bancárias e de investimento. No geral, são pessoas a serviço do banco querendo garantir seus bonus
B) Quem ofereceu vai se dar bem, e você vai se dar bem
Algumas promoções, ofertas e campanhas promocionais. Muitos serviços e produtos que uso hoje, eu conheci ou experimentei devido à uma promoção, e depois continuei usando e comprando mesmo sem ter promoção.
Quem ofereceu ganhou um novo cliente, e eu ganhei a promoção no início e agora os produtos/serviços que acho melhor dos que eu era cliente anteriormente.
C) Quem ofereceu vai se dar bem, e você vai se dar bem dando algo em troca
Cashback, cadastros e afins.
No fim seus dados de consumo e pessoais vão ser compartilhados (coisa que provavelmente já seja mesmo você não fazendo isso).
Você entrega um pouco da sua privacidade em troca de algo.
Algumas pessoas não estão dispostas e acham que é #antipas, e tudo bem. Outras acham ok, e tudo bem também.
No mundo dos investimentos, creio que a Opção A seja a mais comum.
No mundo do comércio/serviço, principalmente de grandes empresas, creio que a Opção A seja a exceção e a opção B/C sejam as mais comuns.
Você não tem belos olhos, mas também não é tão importante a ponto de todos quererem te enganar.
Qual a sua opinião?