Esses dias eu estava reflexiva sobre isso, e lembrei das minhas conversas quando criança com o meu pai onde eu falava que queria investir na bolsa e ele dizia para mim que não sabia nada daquilo e que achava aquilo muito arriscado.
Eu demorei anos da minha vida para sair da poupança porque não me sentia pronta e pelo fato de ficar com medo de fazer besteira. Contudo, precisei somente de um ano para ir para a renda variável e até hoje tenho um cuidado absurdo. Outro dia, mamãe comentou que meu pai estava orgulhoso por eu saber tanto de "investimentos". Fiquei sem entender nada, porque não é como se tivesse fazendo algo fora do normal e, para ser sincera, todas as lições que sei aprendi com ele e com a minha nonna.
Só que na cabeça dele, apenas pessoas "ultra inteligentes" conseguem investir sozinhos. Que os "normais", como ele fala, precisariam de apoio do gerente de banco ou não investir e deixar tudo na poupança.
Hoje as coisas estão bem mais fáceis devido à internet e outras coisas, mas antigamente provavelmente o pensamento dele era comum.
Por isso, para vocês que são mais antigos nesse mundo, como foi começar? Desculpa a pergunta mais pessoal, mas voces vieram de um background de familia rica ou classe media alta? Por que voces decidiram começar? Tinham algum conhecimento previo?