Este é um dos problemas que a maioria não percebe porque prejuízo em não crescimento de patrimônio é muito difícil de perceber.
Não to falando de maluco de DT porque estes são viciados que só perdem, mas eventualmente você sai de uma empresa que acha ruim e vê ela cair, ai compra sei lá o que e vê subir e acha que tá dando certo. Não está.
O QUE VOCÊ PERDE POR FICAR FORA DO MERCADO É IMPOSSÍVEL RECUPERAR GIRANDO.
DEIXA ESSA PORRA QUIETA, SÓ COMPRA MAIS E VAI TRABALHAR
- Linha Vermelha. O crescimento de 1 dólar de 1980 a 2019 se você comprasse ações no dia oficial do fim de uma recessão, e vendesse ações no dia oficial do início da recessão seguinte.
- Linha Preta. Se você simplesmente comprasse e deixasse quieto.
Mesmo o gênio hipotético do mercado, porque no mundo real é impossível fazer isso, perde de goleada (menos da metade em patrimônio) para quem compra e deixa quieto. Mas ele não percebe isso e acha que é fera e fica nas redes se vangloriando porque o prejuízo não é pago, é perda de patrimônio e na cabeça dele, ele é fera e teve lucro.

Quantos aqui já não "acertaram" e ficaram com a sensação de ganho. Volta e meio eu leio nos murais algo como, por sorte eu sai antes de sei lá o que e ainda consegui sair no lucro. Mesmo quem tem consciência de que é para ficar quieto e não é para fazer trade se ilude.
Fonte:
https://twitter.com/FiSavvy/status/1601563636937371649?t=9xtnJETUWaA5qFy_ubUSoQ&s=08