Olá, pessoal. Tudo bem?
Sou servidor público da área do Direito. Ando meio insatisfeito no trabalho. Desnecessário prolongar aqui, pois é a mesma ladainha sobre serviço público que todos já conhecem.
Gostaria de estudar a possibilidade de advogar, mas me sinto perdido.
Por ter sido servidor a vida toda, tenho receio de que minhas percepções acerca da advocacia privada estejam equivocadas. Aliás, tenho certeza disso.
Considero uma irresponsabilidade com minha família abandonar um cargo público que nos sustenta para iniciar na advocacia sem um planejamento. Certeza que vai dar certo eu sei que não existe, mas devo ser responsável.
Preciso de um norte, saber por onde começar esse planejamento. Neste ponto, acho que tenho uma vantagem: não estou desesperado. Apesar das mazelas do funcionalismo, essencialmente gosto daquilo que faço. Então posso estudar com calma.
Vou expor um pouco minha situação e o que penso. Quem puder opinar e dar sugestões, agradeço desde logo.
Moro em uma cidade do interior com aproximadamente 130 mil habitantes. Aqui na região existem muitas faculdades de Direito, então a disputa é ferrenha. São muitos advogados. Sempre acreditei que, independentemente da concorrência, se prestarmos um serviço de qualidade alcançaremos o sucesso. Entretanto, não vou mentir, deixar um cargo público com essa barreira me assusta.
Definir uma área de especialização é a primeira dificuldade. Existem algumas pelas quais tenho mais apreço, mas não sei como me encaixar nela. Por exemplo, aqui na minha cidade - talvez por ser pequena - é muito comum que as empresas contratem advogados ligados a escritórios de contabilidade, o que dificulta a inserção na advocacia tributária. Enfim, fico nessa celeuma: área que gosto x realidade de “mercado”. Cogitei a inicialização como "faz tudo" para ver se encontro um nicho, mas essa ideia não me agrada.
Também tenho dúvidas quanto a fundar um próprio ponto ou alugar sala, procurar um sONcio ou não, além de todas as questões operacionais do “negócio” em si.
Enfim, quem puder me dar um norte, ideias, dicas, sugestões, críticas... serei grato. Inclusive, se puderem indicar livros, artigos, sites sobre esse lado mais operacional de um escritório de advocacia, ajudaria bastante (se é que essas coisas existem).
Tenho certeza de que há muitos advogados bem sucedidos aqui!
Ahhh, e como usuários do serviço, seria bom conhecer o que leva vocês a optarem ou não pela contratação de um advogado, o que vocês olham para considerar o profissional confiável ou não, etc.
Valeu, galera.