Um amigo meu de infância (praticamente família) está se desfazendo do carro devido a um problema pessoal. Acabou que em uma conversa nossa eu, que tenho carro alugado, interessado, mas sem o valor, falei com ele "poxa, que pena, não tenho o valor completo do seu carro, o Corolla está muito bom" e ele respondeu: "sem problemas, como você é meu amigo eu te passo ele na confiança, dá um valor de entrada e você vai me pagando o resto depois"
Quando a oportunidade é demais, o santo desconfia, então, mesmo sabendo que o carro era bem cuidado pois sei do zelo do amigo, vistoriei cautelar, levei em 2 mecânicos, tudo zero bala, sem problemas, o carro inclusive está na revisão, mesmo eu sabendo que não havia necessidade.
Combinamos de eu pagar X e já pegar o carro, e depois pagar o restante em 4 parcelas de Y.
Minha dúvida é: Isso pode dar rolo no imposto de renda? Infelizmente só me toquei disso agora, vou ter um carro no meu nome, e ter desembolsado um valor menor que o de aquisição. Procurei no faq e fui lendo tópicos, mas não achei situação parecida, infelizmente.
E aí? É muito rolo? Como fica a declaração IRPF?
Obrigado aos amigos pela ajuda