Pessoal, uma dica que me ajudou bastante e gostaria de compartilhar com vocês.
Há uns anos, mesmo sem nenhuma necessidade ou perspectiva de utilizar, me submeti à avaliação do TOEFL para obter o certificado de proficiência em língua inglesa. Eu havia postergado esse teste por algum tempo por achar que não tinha necessidade e também por não me sentir plenamente preparado para fazê-lo, então, sempre queria me preparar "idealmente" para ir fazer a prova, algo para o qual nunca tinha tempo.
O teste foi em 2015 e foi realizado dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) do Ciência sem Fronteiras. O ISF existe até hoje, recebo e-mails frequentemente para realizar novos testes.
Mês passado, todos de minha equipe receberam uma proposta de trabalho no exterior e, durante o processo seletivo, me pediriam o certificado de proficiência. Muitos não sabem, mas o certificado vence em 2 anos, então o meu estaria vencido desde 2017. Mas, para minha surpresa, aceitaram, mesmo porque eu fui o único da minha equipe que estava habilitado documentalmente. A maioria fala inglês, mas só eu fui lá fazer o teste do TOEFL de fato. Recebi a notícia de que teria que fazer uma videoconferência em inglês com o boss lá da organização e deu tudo certo. Outros colegas que também são muito bons deixaram de participar justamente por não terem o TOEFL para se candidatar.
Então, não deixem a procrastinação pegar vocês, vão lá e estejam sempre preparados pq uma hora o ônibus passa e vc tem que estar no ponto. Se for se preparar só depois que avistar o ônibus, não dá tempo. E, para quem precisar, procurem o Idiomas sem Fronteiras pelo Google, pois sempre há exames sendo feitos em alguma cidade perto de você.
Idiomas sem Fronteiras - InglêsNa época eu fazia um curso de pós-graduação em banco de dados na universidade federal, por isso me qualifiquei para o IsF, mas mesmo que esse não seja o seu caso, você pode aplicar para a prova em diversas cidades do Brasil, mediante pagamento da taxa de inscrição.
Abraços,