De tempos em tempos aparecem ondas de pensamentos no mundo que tomam a cultura.
Tem até uma palavra para isso, eu aprendi ela no primeiro semestre de psicologia e essa é a primeira vez que eu uso ela desde então:
Zeitgeist: O espírito da época.
O espírito da nossa época são as explicações biológicas/orgânicas. Genes, hormônios, sistemas neuronais, áreas do cérebro, substâncias, neuroblahblahblah, psicomagia de como mudar seus eventos fisiológicos - sono, fome, mindset, percepção. Tudo olhando para dentro, para mudar para dentro.
Instagrammers, youtubers, tiktokers todos falam um milhão de informações sobre isso.
Das coisas mais simples as coisas mais complexas é impressionante a quantidade de informação biológica que existe para qualquer assunto.
Parece que não pode existir uma verdade no mundo se não houver uma determinação biológica do evento.
O documentário dilema das redes é um ótimo exemplo disso: 2h35min de falação sobre como somos incapazes de lidar com os sistemas de vício impostos pelas redes sONciais.
Ao qual todos nós somos reféns.
De fato todos os eventos humanos precisam de uma biologia. A biologia é necessária para o funcionamento do humano.
O que não significa que todos os eventos sejam biológicos. Grande parte dos eventos humanos é bio-psico-sONcial.
A parte biológica é essencial para coisas acontecerem, mas olhando para as cordas vocais você nunca vai entender pq uma pessoa fala português com um sotaque específico.
Precisamos olhar para o biológico - se a pessoa tem o mecanismo que permite a fala - mas para o seu desenvolvimento em uma língua específica (o psicológico) e seus ouvintes que precisam de um tipo específico de português para se comunicarem (o sONcial).
Deixando claro, pq eu sei nesse ponto os fisiologistas de plantão estão com coceira:
TODOS OS EVENTOS HUMANOS SÃO BIOLÓGICOS, NÃO HÁ UM EVENTO HUMANO SEM BIOLOGIA.
Só que a biologia não explica tudo.
Lógico que em situações de extremo risco como infarto/AVC/embolia/falha nós precisamos dar atenção ao biológico primeiro, pq sem ele você morre. Depois que você morre, não está mais aqui.
Mas depois que resolveu o infarto, precisamos olhar para a vida da pessoa. Esporte, alimentação, atividades, manejo de estresse. Qualidade de vida, e a vida é maior que o biológico.
Nessa hora decisões do dia-a-dia as explicações biologia, mesmo as coisas que ela explica, são praticamente inúteis para o leigo.
Ou tão uteis quanto ler sobre física quântica para entender pq a acabou a luz da sua casa. Mesmo que você saiba, exista pouco a ser feito.
A biologia geralmente é a única parte dos parte dos fenômenos humanos que não podemos alterar. É a parte mais rígida daquilo que nos faz humanos.
Existe muito pouco que você possa fazer para mudar seu peso hoje, mas há muito da sua vida e dos seus ambientes sONciais que você possa fazer para mudar que podem alterar seu peso.
Viciados em instagram não tem um problema de serotonina e dopamina, eles tem relações sONciais de baixa qualidade.
A pergunta não é sobre se as redes sONciais viciam, é pq a pessoa troca relações afetivas por coraçõezinhos.
Aí quando olhamos para a pessoa - como um todo - vemos dificuldades em habilidades sONciais e ambientes sONciais empobrecidos.
Várias pessoas já perguntaram aqui na bastter como se livrar do cansaço para estudar mais. A resposta é simples. Dormindo.
Há pouco o que possa se fazer sobre o sono, mas há muito o que possa se fazer para melhorar a sua qualidade de estudo no pouco tempo que você tem, sobre entender a sua ansiedade em precisar estudar todo o dia, na mesma hora, ou você tem uma crise de ansiedade, se sente uma falha, um perdedor, um fracasso.
E quanto mais você olhar para dentro, mais vai se perder.
"Como disse Mário Sá Carneiro:
Perdi-me dentro de mim
Porque eu era labirinto
E hoje, quando me sinto,
É com saudades de mim."
Talvez até por isso as pessoas gostem tanto das explicações biológicas, de certa forma elas dão uma permissão para serem quem são, tornam-se professores doutores de si mesmo.
O alívio de poderem dizer de uma forma sONcialmente aceita pq são como são.
Mas se você quer mudar, dificilmente vai conseguir fazer isso olhando para dentro.
Repito, pq as emoções afloram nesse assunto:
Os biologismos foram um dos grandes avanços das ciências médicas e de saúde. Se temos uma população tão feliz e tão saudável como hoje é pq muita tecnologia foi criada para permitir um melhor desenvolvimento da biologia, de uma forma simples que o leigo possa acessá-la sem precisar saber da mágica que acontece por trás. Se a ciência está em seu estado complexo, dificilmente ela traz algum benefício a alguém.
O corpo é a nossa primeira linha de defesa, e cuidar dele é condição básica para poder fazer ataques efetivos aos problemas da vida.
Mas uma Ferrari sem direção, sem contexto, sem espaço amplo para correr vai causar acidentes. Ou vai virar peça de museu, parada para observação dos outros.
O seu corpo, por dentro, é cego. Nós temos pouquíssimas informações sobre o que acontece dentro de nós. Mesmo quando conseguimos essas informações, geralmente são inúteis.
Montar um sistema que te ajude a praticar esportes no longo prazo é infinitamente mais produtivo que acompanhar o seu BPM. A única métrica de sucesso que você precisa para esportes é binária: Pratique esportes? Sim ou Não.
Se não praticou, a única pergunta relevante é: O que eu posso fazer hoje, que me ajudaria a fazer isso amanhã? Ligar para um amigo, contratar um personal, criar uma cadeia de eventos que torne mais fácil eu ir para academia (sair de casa para algo antes de ir para academia, a peso mais difícil é a porta da casa), deixar as coisas no carro?
Você é tão dependente daquilo que você constrói para si, e do mundo que constrói/construiram em volta de você quanto do seu corpo, e você tem muito mais capacidade de ações nesses campos do que sobre o seu biológico.
A vida se cria na própria vida, e viver é verbo, você precisa fazer coisas para viver, precisa fazer coisas diferentes para resolver problemas, precisa de experiências novas para ter pensamentos novos.
Se de uma chance de viver bem, se desenvolva como pessoa, no longo prazo, quanto melhor for a qualidade da sua vida maior a tendência do seu corpo ficar bem.