45 AJUDA! - como convencer alguém de que ele está caindo num golpe? comentada em 11/01/2023 11:35 #PAS STIR em 06/01/23 14:23 comentada em 11/01/2023 11:35 Resumo: Familiares estão caindo num golpe e ninguém consegue convencê-los disso. Preciso de ajuda numa forma de abordagem que façam eles abrirem os olhos.--------------------------------Primeiramente queria deixar claro que familiares muito próximos meus estão caindo feito patos num golpe ridículo... geralmente o melhor é deixar o tempo passar e a pessoa perceber que caiu numa furada, porém não é este o caso, pois as vítimas estão fazendo MUITO mal a si mesmo e passando a atingir os outros membros da família, inclusive eu.Golpe manjado, prometeram bilhões e bilhões de reais para quem entrar numa lista de receber uns certificados agrários de décadas atrás de Roraima. Uns pastores que encabeçam o esquema e subdividem entre "gestores" (cada gestor tem a sua listinha de vítimas). Enfim, ficam pedindo dinheiro infinitamente para ajudar a sair o dinheiro mais rápido. Sempre prometem que vai sair o dinheiro semana que vem, mas nunca chega, sempre tem alguma coisa que atrapalha e pedem mais dinheiro das vítimas pra ajudar a desbloquear. Um grupo do telegram onde eles fazem livres prometendo sair o dinheiro "semana que vem" tem 28.000 inscritos.O pior de tudo é a lavagem cerebral das vítimas, muito bem feita, são instados a passar o dia elaborando lista de doaçoes, procurando ONGs para ajudar, projetos sONciais e etc (afinal, eles vão ficar bilionários da noite pro dia). Não conseguem mais focar em suas vidas, seus trabalhos e desenvolvimento pessoal, levando a desemprego, términos de relacionamentos entre outros danos. Gastos surreais começam a acontecer, como que por antecipação da bolada que está por vir... Começam a gastar o tempo dos coitados dos corretores de imóveis, indo visitar todos os imóveis de luxo à venda na cidade ("quero essas 3 mansões na beira da lagoa, semana que vem eu compro à vista e junto todas num terreno só!").O problema é que esses meus familiares estão totalmente cegos à realidade, num estado de transe como marinheiros encantados pela melodia da sereia. Perderam a capacidade de raciocínio simples em relação a esse golpe e simplesmente não adianta usar a razão e mostrar que o dinheiro não existe, nem dizer que o dinheiro que estão prometendo às vítimas não existe em circulação no Brasil!Esperar o tempo passar também não adianta, pois quanto mais o tempo passa, mais fundo eles cavam nesse esquema. O "primo distante" que trouxe esse golpe à família está há 9 anos caindo num golpe. Perdeu tudo, o emprego, a famiília, não fala com nenhum dos filhos, etc.Gostaria de saber se existe alguma abordagem profissional para essas vítimas?? Como abrir os olhos delas e convencê-las que estão caindo num golpe esdrúxulo?? Algum tipo de psicólogo especializado? Alguma técnica de abordagem? Agradeço a todos que possam ajudar.