Link para o FAQBasicamente, os métodos de transferências possíveis vão variar de acordo com as formas aceitas por corretora. Os principais são:
-Swift:
Modalidade mais comum, e, na maioria das vezes, a mais barata. Consiste numa transferência internacional entre bancos e/ou corretoras de câmbio.
Neste modo basta informar os dados de quem vai receber no exterior assim como o código do banco para onde os recursos serão enviados e também o motivo do envio. O motivo serve para a operadora (banco/corretora de câmbio) registre a transferência como a situação certa quando informar ao Banco Central, pois toda e qualquer transferência internacional vai para o seu registro e por isso só podem ser realizadas por agentes autorizados pela autarquia federal integrante do Sistema Financeiro a atuar no mercado.
Como dito anteriormente essa forma de envio pode ser realizada tanto através de bancos quanto através corretoras de câmbio. Contudo os bancos além cobrarem taxas maiores, em média 150 reais por operação além do IOF (0,38%) e spread do câmbio, os bancos não estão habituados a fazerem transferências internacionais com o intuito de investimentos em corretoras estrangeiras ainda mais para as corretoras as quais possuem contas em seus nomes vinculadas aos seus clientes e não no nome dos clientes, ou seja, transferência internacional pessoa física para pessoa jurídica. Como essa situação está fora das situações padrões, os bancos muitas vezes acabam não conseguindo realizar a transferência ou dificultando bastante como, por exemplo, solicitar documentos que só serão adquiridos após a compra das ações e para comprar as ações é necessário o envio do dinheiro. Situação que normalmente não ocorre ao utilizar corretoras de câmbio. Estas cobram cerca de 60 reais por operação, IOF e o spread do câmbio além de realizarem com facilidade este tipo de operação e , a depender da corretora, tudo online. No caso a taxa de 60 reais pode ser isenta a depender do valor enviado e a corretora escolhida.
O processo de envio se resume a solicitação da transferência, etapa na qual será informado os valores e a moeda que será convertida e transferida e as informações do receptor. Após a solicitação a corretora de câmbio entrará em contato solicitando documentos necessários para efetuação que são documento de identificação com foto e comprovante da finalidade da transferência. Este último documento deve ser solicitado para a corretora de investimentos no exterior e a mesma providenciará um documento informando a existência de sua conta e informações na instituição que servirá para provar a finalidade da transferência. Quando confirmado o pagamento da transferência que pode ser por boleto ou transferência bancária local, o dinheiro demora em média menos de 48 horas úteis para ser adicionados na conta da corretora estrangeira.
Após realizado todo esse processo na primeira transferência, as informações assim como as documentações ficaram gravadas na corretora de câmbio não necessitando, portanto a repetição de todas essas etapas nos próximos envios se limitando apenas a solicitação de envio e informar a finalidade.
A bastter.com tem uma parceria com RemessaOnline.com, corretora de câmbio registrada no Banco Central, que facilita e torna mais barato o envio de dinheiro para outros países.
Para maiores informações ler o FAQ abaixo.
Tutorial RemessaOnlineOutros:
Além dos citados , ainda há algumas outras formas de envio como SafetyPal/Paypal, Cartão de Crédito e Bitcoin, sendo o último caso utilizado em um envio indireto. Esse métodos apesar de possíveis são bem mais caros que os métodos anteriores, devendo ser utilizado portanto apenas em casos excepcionais e/ou em último caso.