Senhores, a familia da minha mae teve grande parte dela alcoolatra e hoje vejo meu sogro com o mesmo problema. Tentamos ajudar ele de diversas maneiras, levamos ao psicólogo/psiquiatra, visitamos ele com frequência, lutamos juntos, mas a porta nunca se abriu. Ele nunca aceitou a separação, acha que o mundo deve favores a ele e tem se afundado cada vez mais no alcoolismo. A casa dele está largada, impossível de viver lá. Insalubre, suja. É uma situação muito complicada. A rede de apoio perdeu a força quando o outro lado não deu retorno. Uma situação bem triste.
É uma derrota violenta pro álcool e pra mente.
O que mais me assustou nessa história, é que ontem estávamos procurando documentos antigos da minha esposa, pensando em cidadania e tal. Como a vó dela era Mórmon, eles tem bastante coisa já.
Eis que encontramos o atestado de óbito do avô da minha esposa. As causas da morte: delirium tremens (que pelo que vimos eh uma abstinencia severa), alcoolismo e desnutricao. Na hora, parecia que estamos vivendo aquela cena atualmente. Minha esposa contou que grande parte dos tios/tias dela teve o mesmo desfecho, uma derrota severa para o alcoolismo.
Hoje existem muito mais recursos, as pessoas entendem melhor como ajudar, mas infelizmente a porta soh abre de dentro pra fora.
Como diz minha mae, conselho fosse bom, vendiamos, mas sempre vale a pena dar.
Se vc olha pra tras e encontra um familiar alcoolatra e se voce se olha no espelho e acha que aquilo ta acontecendo com voce, lute com todas as suas forcas pra destruir isso, pra acabar com isso! Tenha certeza que o alcoolismo nao vai destrui soh uma geracao, ele vai destruir varias e vai se perpetuar!
De verdade, usem tudo ao alcance voces para acabar com isso! Lutem por uma vida nova! Nao deixem a historia se repetir!