O caosEssa imagem representa exatamente minha situação em 2018, em apenas 2 anos de serviço público a quantidade de dívidas feita foi algo que hoje vejo que era surreal.
O ixpertoAinda lembro de um dia falar com um colega meu que iria
"enganar o sistema", pois iria fazer dívida de casa e de carro ao mesmo tempo, para superar o tal de limite de crédito (comprometer a renda mais do que o limite permitido pelos bancos).
O roloNa compra do carro foi um rolo e um risco tremendo. Peguei um consignado para comprar uma carta de crédito de consórcio comtemplada de uma pessoa que eu nem conhecia (conhecida de um amigo), e ainda e no processo fomos em cártorio de lugares que eu nem conhecia e assinei documentos que nem compreendia.
O idiotaComforme as dívidas iam aumentando o relacionamento com a esposa ia por água abaixo, pouco diálogo e apenas o pensamento de que
"o que é meu ela não vai levar", muito triste essa parte principalmente por se a mãe da minha filha.
A primeira vinda para Bastter.comNa primeira vez que cheguei aqui no site, olhei o material e falei
"esses caras não sabem de nada, vou é ficar rico no mercado". Tem um video antigo do Bastter que ele fala examente isso, quanta ilusão... .
A sardinhagemComo todo bom sardinha, arquitetei um plano brilhante de tirar dinheiro do mercado. Vou tfazer x de daytrade por dia e meus problemas serão resolvido. Obviamente que foi pouco lucro e muito prejuízo, ou seja, FERRO, FERRO e mais FERRO.
Segunda vinda para Bastter.com e a mudançaAinda bem que não fiquei muito tempo iludido e após uns 3 meses de sardinhagem voltei para a Bastter.com. Passei a ouvir os videos antigos do Bastter repetidas vezes todos os dias, e aos poucos o conceito de que NADA IRIA MELHORAR A NÃO SER EU MESMO" foi sendo internalizado.
A EvoluçãoLogo passei a focar na minha profissão, entrei de licença sem vencimento no serviço público e fui trabalhar em outra empresa pelo dobro do salário. Além disso aumentei o valor ganho como renda extra, e a situação aos poucos foi melhorando.
A lutaNão é fácil fazer esse tipo de mudança (sair das dívidas) por um bom tempo as coisas em casa ficaram bastante restritas, tudo era limitado desde serviços de assinatura como TV até comida.
Somente quando só restavam as dívidas de mais longo prazo é que passamos ir melhorando um pouco a nossa qualidade de vida. O livro do Mille "Invista e viva tranquilo" foi fundamental no conceito de pequenas recompensas ao longo do caminho.
Ajuda aos outrosO mais gratificante foi quando durante a pandemia consegui fazer plano de saúde para toda a família e doar cestas básicas para comunidade onde cresci.
Posteriormente passei a pagar a escola e plano de saúde de meu sobinho, filho da minha irmã que sofria de eplepsia e faleceu nova. No começo de 2022 com a melhora na renda passei a pagar um plano de saúde para minha mãe.
No final de 2022 para consagrar essa melhora, consegui pagar uma viagem para 10 pessoas da família (Do Rio de Janeiro para São Lourenço) e foi realemnte gratificante.
O companherismoO relacionamento com a esposa melhorou da água pro vinho, principalemnte por entender duas coisas que o Bastter sempre fala, a primeira é: "OU VOCÊS VIVEM JUNTOS OU MORRE SEPARADOS COMO INDIVÍDUO", e a outra é: "PARE DE ESPERAR DOS OUTROS O QUE ELES NÃO TEM PARA OFERECER".
Outra coisa que ajudou muito foram os chats do Paulo, e a fala dele sobre a falta de comunicação nos relacionamentos me marcou muito.
Sem o peso das dívidas, o ajuste das expectativas e a melhora na comunicação o relacionamento com a espesa melhorou exponencialmente, e nos tornamos hoje verdadeiros companheiros de vida.
Saúde, esporte e alimentaçãoAos poucos passamos a focar na melhora da saúde e eliminamos e/ou reduzimos diversos itens de nossa alimentação que não eram saudáveis. Passamos a praticar esportes, andar de bicicleta, frequentar academia e até participamos de eventos de corrida de montanha (WTR e XTERRA) onde até minha filha de 5 anos correu.
A conquistaOntem (13/01/2022) foi o dia da liquidação do financiamento imobiliário, que era a última dívida restante, e após uma longa jornada nesses três anos finalmente virei um "Ser Otomano"
O agradecimentoEu e minha família agradeçemos muito essa comunidade espetacular, em especial aos moderadores Basster, Paulo, Mauro, Mille, Fernando, Thiago que diretamente ajudaram muito.
Agradeçemos também os usuários, pois muitas postagens ajudam muito mais do que percebemos.
Para resumirNUNCA FAÇA DÍVIDA, pois:
DÍVIDA É UM MOSTRO QUE DESTROI SEU futuro EM TROCA DE UM PRAZER MOMENTÂNEO...Ver mais