4 Ignorando o óbvio e valorizando o obscuro comentada em 16/01/2023 16:28 #PAS vnazambuja em 16/01/23 13:26 comentada em 16/01/2023 16:28 Lendo algo no trabalho hoje de manhã, encontrei esse artigo: http://bear.warrington.ufl.edu/brenner/mar7588/Papers/bastardi-jpsp1998.pdfOn the pursuit and misuse of useless information.By Bastardi, Anthony,Shafir, EldarDecision makers often pursue noninstrumental information—information that appears relevant but, if simply available, would have no impact on choice. Once they pursue such information, people then use it to make their decision. Consequently, the pursuit of information that would have had no impact on choice leads people to make choices they would not otherwise have made. The pursuit of noninstrumental information is documented and its effects on ensuing decisions are explored in a variety of sONcial, consumer, and strategic situations. The causes and implications of this pattern are discussed.Resumindo as conclusões do artigo: o ser humano (eu, você, o Bastter, o Buffett, o papa) tende a desvalorizar informação facilmente disponível (empresa declara prejuízo consistente há 10 anos, só olhar no quadro informativo na página da ação), e sobrevaloriza a informação que ele precisa se esforçar pra conseguir ("ah, mas na página 57 do FRE da companhia ela diz XXXX, eu mandei um email pro diretor de RI e ele me respondeu que isso é uma estratégia compettiiva de alto impacto, vou investir pq o turnaround vem logo aí!!")Um bom antídoto pra isso então (aí já é meu chute, não dos autores) é a gente sempre lembrar que é burro -- pq vou caçar a rebimboca da parafuseta da informação escondida se duas ou três ou quatro coisas transparentes aqui já satisfazem meu conhecimento limitado?