Somos um processo químico, nosso corpo e mente são um monte de processos químicos ocorrendo 24h por dia e funciona como uma teia de aranha, onde quase tudo está interligado. Uma dor no quadril, muitas vezes é um problema na coluna ou na coxa. Isso falando de nossa mecânica, mas vai muito além, nossa mente também está ligada a todo esse complexo que é o corpo humano.
Atualmente os casos de problemas na saúde mental está cada vez mais comum, temas como burnout virou trendsetters na atual sociedade. Isso vem sendo cada vez mais sério e o grande problema é que não estamos atentos, não estamos nos cuidando, estamos deixando a vida nos levar. Falta de atividades físicas, noites mal dormidas, alimentação errada, maus hábitos, redes sONciais, noticiários são parte dos problemas que estão levando nossa sociedade a uma doença mental tão rapidamente.
Mas o objetivo aqui é falar mais do que devemos fazer para não irmos com a manada, de nos isolarmos e tentar evoluirmos individualmente, sem o coletivo. É hora de nos amarmos mais do que nunca, de sermos egoístas, de saber que existe momento de nos isolarmos e o momento de sONcializarmos. Como ter uma saúde melhor, tanto física, mas principalmente mental.
Comece pelo seu corpo...Comece cuidando do seu corpo, do seu físico. Como falamos no início, tudo está interligado. Esqueça o mundo, os outros, tudo está em você. Se exercite diariamente, durma entre 7h e 8h todos os dias, no mesmo horário para dormir e no mesmo horário de acordar, mesmo aos finais de semana. Se alimente de forma adequada, com nutrientes necessários e evitando as porcarias que já sabemos. Se hidrate bastante, tome muita água, isso vai te ajudar diversas funções do seu corpo.
Seguir cada um desses 4 processos acima é fundamental. Uma noite de sono mal dormida tira nossa energia durante o dia seguinte, isso já sentimos, mas a tecnologia está aí para nos provar. Hoje temos smartwatches que medem nossa qualidade do sono e energia durante o dia. Depois de uma noite mal dormida (e avaliada pela tecnologia) nossa energia no dia seguinte é péssima. Assim ficamos mais cansado, produzimos menos, ficamos mais ansiosos. Mesma coisa ocorre quando ingerimos álcool ou com um jantar pesado de junk food, durante a noite nossa frequência cardíaca aumenta e a noite fica prejudicada.
Os benefícios da água são enormes. A quantidade é de 1 litro para cada 20kgs. Isso parece muito, mas vai ajudar na hidratação da pele, limpeza e filtros internos, melhora o intestino e vários outros benefícios.
...e depois seus hábitosAo mesmo tempo que faz essas 4 atividades acima, se afaste de notícias, de redes sONciais, de pessoas que não irão te agregar em nada, principalmente as negativas. Engenheiros do Vale do Silício estão projetando aplicativos tão viciantes quanto jogos de azar. A mídia está fabricando narrativas para provocar indignação e raiva. Isso são tentações de curto prazo que geram dopamina em nosso corpo e cada vez mais nos atrai. Porém no longo prazo vai gerando uma “ansiedade branca”, imperceptível no curto e médio prazo, porém com os “juros compostos” de maus hábitos vai mais cedo ou mais tarde mostrar suas sequelas. Se não consegue se controlar agora, se force a isso. Apague aplicativos de redes sONciais. Deixe o celular em modo “não perturbe” a partir de determinada hora da noite. Não abra seu celular pela manhã antes do banho ou café da manhã. Não leve celular ao banheiro. Faça o que for necessário, mas tente com todas as forças se afastar do que não for realmente importante (saúde, família, trabalho).
E como qualquer processo da natureza, vai precisar de tempo para começarmos a sentir os resultados, mas todos os dias com esses bons hábitos, vamos nos sentirmos mais dispostos, tanto fisicamente quanto mentalmente.
Essas são meus planos para 2023.
“Devote the resto of your life to making progress” – Epictetus