Link para o FAQDúvidas? Discussão:
[Discussão Semanal] 02 - Controle de Gastos e o Cartão de Crédito como Aliado - #PAS - Bastter.comAtenção: Não tem problema não usar CC.
As premissas para seguir esse fluxograma são: Acumular o dinheiro ANTES (não gastar porque pode parcelar), e ter controle com cartão de crédito. Se compra por comprar, se não consegue se controlar com cartão, trabalhe nisso antes!
Para aqueles que já conseguem comprar sem impulsão, conseguem acumular o valor antes de comprar, o CC continua uma excelente ferramenta de centralizar gastos, capitalizar patrimônio acumulado ao parcelar sem juros, eventualmente tirar um troco/cashback/premio com milhas/pontos.
Mas as premissas de acumular antes e não se enrolar com CC tem que ser cumpridas, caso contrário só traz dor de cabeça mesmo. No fim das contas cada um decide como quer fazer e pode ter o CC como ferramenta para isso.

Anotar os gastos até uma função de organização, principalmente quando a pessoa começa a fazer um turnaround pessoal para sair das dívidas e começar a poupar. Mas depois de um tempo, é preciso evoluir e focar em ganhar mais, em investir em você, e acompanhar os gastos apenas por ordem de grandeza. Uma das maneiras de facilitar esse processo é utilizar um cartão de crédito, assim os gastos ficam centralizados e você já sabe na média qual seu gasto mensal:
- Compre tudo no CC, a fatura virá todo mês em valores parecidos e caso queira checar, está tudo no mesmo lugar. Se vem no valor usual nem perca seu tempo com isso.
- Coloque todas contas (água, luz, tv/internet, escolas, serviços) que não passem no CC em débito automático, ou DDA já programado para pagar, de preferência que caiam no mesmo dia
- Tenha todo mês próximo a data destes vencimento dinheiro em conta para os pagamentos.
Com tudo pago, invista parte do dinheiro e a outra parte gaste. Viva com tranquilidade sem stress com contas e sem ficar anotando tudo e fazendo planilhas inuteis e infernizando a família.
Como lidar com o Cartão de Crédito sem neuras para os que não são desequilibrados:
1 - Não tratar cartão como uma religião. Roxo, amarelo, vermelho, é tudo apenas um serviço que deve facilitar a sua vida.
2 - Todo banco tem cartão sem anuidade. Então, por que criar vínculo com mais uma empresa? Centraliza tudo no bancão e vai ganhar mais tempo e energia pro que importa (trabalho, esportes, família).
3 - Não adquirir cartão só por causa do programa de milhas. Isso é secundário. Você vai pagando com o cartão e acumulando pontos sem saber. Uma hora você usa e pronto. Ir além disso é fazer continha, viver fora do modo #PAS. Ninguém fica rico por causa de programa de milhas. Se você está focado em trabalhar e gerar valor, vai conseguir ter mais do que o suficiente para comprar passagem aérea sem precisar ficar se preocupando fazendo contas pra saber qual é o melhor programa.
4 - Evitar usar cartão de crédito se ele te faz gastar mais de forma desequilibrada. Se você não consegue se controlar e gastar apenas o que pode, use somente dinheiro/débito.
5 - Compre tudo que tiver desconto a vista, se não tiver desconto parcele no cartão conforme o fluxograma abaixo: