Olá, atualmente possuo 25 anos anos, sou formado em direito, advogado e até frequentei aulas como aluno especial em mestrado.
Sou uma espécie de "sucessor" espiritual de meu pai, visto que ele possui escritórios em dois estados, faz parte da OAB e etc. Felizmente, tenho muito trabalho. Ocorre que sempre tive problemas em lidar com meu pai, tanto por culpa minha quanto dele, o que faz meu trabalho ser um verdadeiro inferno e de intenso sofrimento.
Fiz o curso de direito por pressão paterna, nunca fui encantado pelo direito, piorou após o trabalho, advocacia de massa e estressante, não sou burro nem especial, mas exerço bem o meu trabalho, entretanto, muito desmotivo. Por isso, ao longo de toda minha graduação e até hoje, me peguei e me pego pensando em cursar medicina, o motivo, vários, mas o maior, é sair desse convívio laboral-paterno e por
imaginar ser uma área que gosto.
Contudo, como nem tudo são flores, sempre imaginamos que a grama do vizinho é mais verde. Ouço muito sobre a desvalorização atual da medicina, salários "congelados", médicos e picaretas invadindo a área de outros e etc.
Talvez eu sofra muito dos problemas de hoje em dia, a pressa, visto que a advocacia é uma profissão, em tese, muito mais voltada para o médio e longo prazo, enquanto a medicina, ainda que, olhando de fora, e com queda remuneratória, remunera bem no curto prazo, isso excluindo as altas remunerações que os especialistas podem alcançar.
Já assisti muito os vídeos do Solon Maia - meus nervos. Mas, às vezes, parece uma contradição, vale e não vale a pena ao mesmo tempo.
Certo é, que possui o fator tempo, 10 anos sem remuneração e o investimento que será realizado, mas com todos os problemas que possuo com meu pai, ainda me ajudaria com o maior prazer, apesar da, talvez, sensação de fracasso comigo.
Por isso o motivo do tópico, gostaria de conhecer como está a medicina atualmente, ouço muito sobre ambos os lados, e, caso algum médico pudesse compartilhar o cenário, ficarei muito grato, visto que não conheço médicos para dialogar sobre isso.