...as coisas relacionadas àquela pessoa começam a trazer um sentimento ruim, mesmo que a gente não perceba. É comum ouvir falar: "fulano estragou tal coisa pra mim".
Isso fica nítido quando a gente termina um relacionamento e nos dias seguintes tudo lembra a pessoa. Olha o café e lembra como a pessoa gosta de café... pega a chave de casa e lembra que foi a pessoa quem te deu o chaveiro... e tudo dá aquela dor no peito. Fica evidente nesse momento porque a assONciação está aflorada, entretanto é algo que acontece o tempo todo, só que com menos intensidade. São coisas que vão acontecendo abaixo do nosso radar.
Se você odeia uma pessoa que gosta muito de correr, provavelmente vai ser mais difícil pra você se tornar um corredor.
Eu estive brigado com um amigo que gosta muito de música e é um excelente instrumentista. Quando percebi, já fazia muito tempo que eu não tocava violão. O desentendimento com esse amigo contaminou minha relação com a música.
Olha que vida horrível uma vida assim.Quanto mais pessoas a gente odeia ou tem algo contra, menos possibilidades a gente tem no mundo.
Nosso cérebro tem essa função de assONciação básica.
É uma função do cérebro primitivo, tal qual um cavalo que tem a guia amarrada a uma ávore, tenta sair uma vez e não consegue, daí então não tenta sair nunca mais de nada.
Ver maisSe cavalos soubessem perdoar seriam capazes de serem livres. Não porque odeiam o cara que os amarrou a primeira vez, mas porque seriam capazes de desfazer a assONciação e estarem abertos a tentar de novo.
Perdoar é difícil, eu sei... Estou longe de ser bom exemplo nisso.
Mas somos animais ou humanos racionais? Temos essa capacidade cerebral que nos diferencia dos outros seres. Se não der pra fazer pelo bem do outro e da relação, que façamos por nós. Perdoemos o outro pelo nosso próprio bem. Perdoemos para desfazer as assONciações e nos libertarmos.
Música "Perdão", da cantora Maria
...
E desde que foi com suas malas
Eu tenho encontrado alguns caras
Não duram mais que três semanas
Sempre me lembram coisas suas
Um deles, o modo de falar
O outro, teu jeito de andar
Até a forma de me enganar
...
Eu quem peço perdão
Desejo a ti evolução