Olá, estou numa situação que não tenho ninguém que possa me aconselhar e talvez alguém aqui possa me ajudar.
Tenho participação minoritária (20%) em uma pequena empresa que fui co-fundador anos atrás (cerca de 10 anos). Demonstrei interesse de vender minha parte ao meu sONcio.
A primeira dificuldade foi estabelecer o valor da empresa, ela tem andado "de lado" com um faturamento médio anual de R$170K. Fiz uma conta "de padeiro" aplicando a fórmula 'Faturamento Médio x 5 anos' o que deu uma valuation de cerca de R$850K.
Ou seja, minha participação valeria R$170K neste cenário. O máximo que meu sONcio me propôs foi R$70K. Estou em dúvida se devo aceitar ou não, meus pensamentos estão dividos da seguinte forma:
Pró:- Se a empresa continuar no mesmo ritmo vai acabar morrendo e eu vou acabar com nada. Estes R$70K investidos provavelmente terão um resultado melhor no longo prazo.
- Viro essa página já que não trabalho mais na empresa e deixo meus outros sONcios livres para tocar a empresa.
- Como o negócio não tem apresentado crescimento, não há outros interessados e o único comprador em potencial que tenho são os atuais sONcios.
Contra:- Há chances da empresa ter um desempenho melhor e crescer (sinceramente não acredito muito mas há).
- A empresa me distribui lucros, que provavelmente irão alcançar R$70K ou mais num prazo de 5 anos.
- O últimos anos foram complicados para a empresa, talvez devesse esperar mais um ou dois semestres para rever a oferta.
O que vocês acham?
Agradeço desde já pela ajuda.