peça ajuda aos moderadores
Antes que me condenem e o @Mauro comece a me mandar zap desesperado, vou explicar
- Qualquer treino é melhor do que não treinar
- Se você não faz esporte, qualquer coisa para sair da inércia é boa
Dito, isso, muito cuidado com o esporte bobinho
O problema do esporte bobinho não é ele em si, porque ele não faz mal nenhum, muito pelo contrário, o problema é igual a previdência, você acha que tá seguro e não faz reserva
Você pratica esporte bobinho por anos, anos e anos e acha que tá cuidando do seu corpo e saude quando na verdade não está fazendo praticamente nada e vai sofrer algum dia por falta de saude, falta de mobilidade, fraqueza
Para começar o esporte bobinho é ótimo mas tem de evoluir, sair daí
Eventualmente o esporte bobinho é ótimo, mas eventualmente, de vez em quando, no dia de descanso, uma vez por semana, o que for
Num dia que você tá muito cansado ou sem saco, melhor esporte bobinho do que nada
Esporte bobinho serve como complemento a esportes mais duros
Infelizmente ou felizmente se você quer mudanças na sua saúde vai ter de suar, sofrer, sentir dor, ficar MUITO cansado, ficar com dor nos músculos, se sentir um merda, ao menos algumas vezes, não todas, mas algumas vezes
Se você fica anos e anos fazendo caminhada duas vezes por semana e alongamento uma vez por semana depois de alguns anos você não está fazendo nada, está só se enganando.
Ou você desafia seu corpo com estímulos que destroem parte dele, ou nada vai acontecer
Caminhada é ótimo, alongamento é ótimo, pilates é ótimo, como complemento
Coloquem estas práticas como as principais ano após ano, sem grande evolução, sem suar, doer, sofrer e vão pagar o preço na velhice de não terem se desafiado porque o corpo se adapta facilmente e para de evoluir
Se você dá sempre os mesmos estímulos para o corpo sem grande evolução e sofrimento, ele se adapta, aquilo passa a ser fácil para ele, e ele até piora ao invés de melhorar.
Esporte muito leve é muito perigoso porque a pessoa tem a sensação que tá fazendo alguma coisa, se ilude com aquilo e acha que tá cuidando da saúde e igual o idoso que vai passar fome porque acreditou na previdência, você vai ter doenças e dificuldade de mobilidade porque acreditou no esporte bobinho,
Pense em algum momento em doer, sofrer, cansar, suar, se sentir um merda, ou as mudanças que você precisa não vão acontecer.
No dia que você estiver feliz porque tudo ta doendo, você está no caminho certo...
Ah, claro que tem uma progressão para chegar a isso, mas desafie-se
Se você anda, comece a dar uns trotes no meio e pense em correr um dia
Se você faz esporte que não cansa, comece a fazer algo que cansa uma vez por semana
Alongamento é complemento, gasta meia caloria
É uma merda, mas ou sofremos ou não chegamos lá em termos de saúde
Não fui eu que inventou a fisiologia de nosso corpo
Os Mauro pira com estes tópicos