Boa noite, sei que na comunidade tem alguns médicos e psicólogos, então caso possam me ajudar, serei grato. Para quem não sabe, cinetose são enjoos em viagem de carro, trem, barco ou avião.
A fim de contextualizar os fatos, tenho 29 anos e NUNCA tive quadro de cinetose na vida. Meus exames de sangue estão todos ok. Foram realizados este mês inclusive.
Pois bem, minha namorada reside em outro estado e por isso quando vou visitá-la utilizo o transporte de ônibus, nunca tinha sentido nenhum mal estar anteriormente. No dia 30 de dezembro de 2022 senti um mal estar, um calor subindo pelo tórax e rosto e uma sensação parecida com mal estar de naúsea em um determinado período da estrada, logo passou. Cheguei na cidade dela, peguei uber para chegar a casa dela, e dps pegamos mais dois uber para ir jantar e voltar para casa e não senti nenhum mal estar.
No dia 02 de janeiro de 2023 quando fui embora fiquei com receio de sentir o mesmo no ônibus e senti a mesma sensação (calor subindo pelo tórax e rosto e uma sensação semelhante a náusea), isso foi em um determinado período do trecho de uber e no ônibus não senti nada, inclusive vim mexendo no celular até a minha cidade. Lendo mensagem no whatsapp e lendo letra de música enquanto as escutava.
No outro final de semana saí com meus pais e minha namorada para almoçar, estava tudo indo bem quando lembrei de ter me sentido mal da outra vez e quando passou no determinado trecho da estrada em que me senti mal no dia 30 eu automaticamente senti a mesma sensação (calor subindo pelo tórax e rosto e sensação tipo náusea), não senti mais no restante do trecho e nem na volta. Mas fiquei apreensivo.
Fui a dois Otorrinos famosos nas cidades vizinhas e quando relatei isso eles logo fecharam diagnostico de cinetose e passaram remédios para tomar quando viajasse. Estranhei esse diagnostico, pois, nunca senti isso, e foram em determinados períodos, não durou a viagem toda e nas viagens de volta não senti isso. Um deles inclusive diz que eu desenvolvi labirintite, me receitando remédio, só pq narrei que episodio de tontura tive apenas em novembro quando tive uma sinusite muito forte, e foram duas vezes ao abaixar pra pegar algo e levantar, depois disso não senti mais.
Desde então fiquei com isso na cabeça e já acho que em toda viagem vou passar mal. Como tomo o remédio, me sinto seguro de saber que não vou e realmente não sinto.
No sábado passado fiz uma corrida de uber com minha namorada de um trecho de 5km, coisa de 8 min e só de entrar no uber sem ter tomado remédio, já comecei a me sentir mal, passou uns 3 minutos e a sensação de novo, calor subindo pelo corpo, mal estar tipo náusea, mto suor e ansiedade na hora.
Marquei de retornar ao acompanhamento psicológico e amanhã terei uma sessão.
Tenho uma viagem para realizar no carnaval com minha namorada, será a primeira vez que viajarei para fora do Brasil, e to com medo de ter que tomar remédio todos os dias da viagem e daqui pra frente toda vez que for sair de carro sem que eu esteja dirigindo.
Caso alguém tenha boa vontade de ler o relato e puder me ajudar, serei muito grato.