Não é um post pedindo conselhos, é um aprendizado compartilhado para que você FUJA de rolos.
Em 2017 comprei um carro do meu pai, ele tinha um Civic lindíssimo e conservado demais, o desejo dele era comprar um City seminovo, também em excelente estado; tínhamos ido a uma concessionária e o meu velho à época ficou apaixonado no carrinho; foi uma imensa felicidade tê-lo ajudado a adquirir o carro, muito melhor do que ter feito um bom negócio.
Paguei ele no ato para que ele desse entrada no carro novo, porém na época ele me deu um conselho ruim que eu não tinha conhecimento para negar: - Filhôo, você vai ter que declarar I.R. nesse carro, deixa comigo, vou conversar com o contador e o advogado pra ele passar pro seu nome via doação.
Como era meu pai tanto faz, a gente acha que nossos pais são super-heróis que vão viver eternamente, porém somente achamos, a verdade é que na ordem natural das coisas, infelizmente nossos pais morrem. E meu pai em 2021 teve o destino certo de todos nós, a morte.
Porém sem nunca termos resolvido a questão de veículo, como era um carro em excelente estado nunca me cocei pra trocar nem nada, meu maravilhoso carrinho foi parar no rolo do inventário por que não passei pro meu nome a tempo. E como minha família é um mar de brigas e problemas coloquei o carro na garagem da casa da minha mãe e não discuti mais sobre isso, é uma batalha perdida no meu caso.
Comigo não é uma frase que nem passa na minha cabeça, eu sempre soube que meus irmãos eram assim, ouvi o aconselhamento e não deveria ter concordado, a culpa foi inteiramente minha.
Se for teu caso eu peço encarecidamente: não importa se é família: passe o carro, casa, parte da empresa para o SEU NOME. Não importa os conselhos, o rolo do advogado, o rolo do contador. Passe para o SEU NOME.
Meu aprendizado foi anal, o seu pode ser pela leitura desse curto texto. #PAS