4 #FUILÁEFIZ - Série de livros: Zen Budismo para todos comentada em 20/02/2023 21:42 #VAILAEFAZ DuguBuscaDerrota em 20/02/23 12:28 comentada em 20/02/2023 21:42 Série de livros: Zen Budismo para todos Livro Link da série na Amazon:https://www.amazon.com.br/dp/B08MY8VGHN?binding=kindle_edition&ref=dbs_dp_rwt_sb_pc_tuknJá sinto vergonha até de ter escrito esses livros. Se ficar aqui tagarelando sobre zen, não vai ter sabão suficiente no mundo pra lavar a minha boca.Focando apenas no lado prático e mundano, sinto que o zen foi progressivamente:- trancado por trás de "paywalls" e exigências absurdas (do tipo encontrar um "guru", fazer retiros, ir morar num mosteiro etc.);- soterrado em sentimentalismos e exibições "fofinhas";- soterrado em complicações filosóficas e intelectuais (porque os tradutores dos textos e autoridades na área são geralmente acadêmicos)As três abordagens me parecem ridículas, no que era um culto criado por mendigos e praticado por samurais, fundamentalmente baseado em "não-pensar".Eu entendo que zen é como nadar. É uma prática que te faz bem e que não tem nada a ver com "estudar"; ainda que algumas pessoas possam aprimorar a própria prática com o que aprendem estudando.Você não precisa dedicar a sua vida à natação e ir morar numa academia, andar na rua vestido de sunga e competir nas Olimpíadas pra se aproveitar dos benefícios da natação.Então eu queria costurar coleções de "sutras" (os textos canônicos do budismo), anedotas, poemas, casos etc. que oferecem uma abordagem mais acessível.Queria costurar de forma que um texto esclarecesse o outro, com o mínimo de intervenção, e queria criar com isso várias trilhas que se cruzam e formam um caminho possível pra qualquer tipo de pessoa - inclusive praqueles trancafiados em pieguices e intelectualidades, além de incluir também os que estão acostumados a serem guiados pelo ZIRAN, igual um boi.Era um projeto impossível, mas o impossível é justamente o que a gente alcança com o zen, então parece bastante adequado.Hoje eu vejo cada livro desses como um tipo diferente de portão pro mesmo lugar. Qual portão é o melhor pra você, depende apenas de onde você está. Todos os portões são iguais, no sentido de que levam ao mesmo lugar.Talvez seja significativo também mencionar que um autor famoso já comparou uma coleção de textos zen com uma academia. Os equipamentos estão lá pra você treinar, mas é você e a sua prática que vão determinar se a academia é útil, ou se não é.A série é complementada pela minha versão do Zhuangzi - que é um livro de filosofia da China Antiga e, além de ser o meu livro preferido, foi muito influente na história do zen.Os dois primeiros volumes já eu traduzi pro inglês e também estão disponíveis na Amazon, mas agora eu estou tirando umas férias, porque passei tempo demais envolvido com esse ato vergonhoso de pensar sobre zen. Estava interferindo com a minha prática. Ver mais detalhes e avaliar