Era o ano de 1997, eu, arrumei o meu primeiro emprego...
Uma empresinha pequena, familiar..........
O Patrão era extremamente bondoso (extremamente mesmo)
Sempre ficava dizendo que era para nós sermos bons o tempo todo, plantar bondade a vida toda.....pois assim "vc colherá bondade mesmo depois de morto"
O salario era fraco, a empresa era fraca, mas o patrão éra muito bom....e a vida assim seguia.......
Certo dia, avistamos um mendigo apanhando no posto de gasolina próximo da firma....
Os moleques do lava-jato estava jogando jatos de água nele e batendo....
O meu patrão não teve dúvida, pegou o mendigo e colocou na caçamba da saveiro e o levou para firma.......
Comprou uma marmitex, e o alimentou......
No outro dia o mendigo voltou....e o meu patrão comprou novamente uma marmitex e o alimentou...
e foi assim por vários dias......
Uma vez, em um dia de chuva, meu patrão arrumou um quartinho no fundo da empresa, e emprestou para o mendigo dormir lá aquela noite.......
O mendigo acabou ficando e dormindo várias noites e meu patrão o alimentando todos os dias...
Certo dia percebemos que o Mendigo era fraco das ídeias, parecia que tinha problemas psiquiátricos.....
Meu Patrão não hesitou e pagou uma consulta para o mendigo com um psiquiatra...e depois o internou em uma clinica.
O mendigo ficou em tratamento por alguns meses e depois saiu e voltou para firma...
Ficou lá trabalhando conosco, por uns 6 meses ajudando em atividades simples....
Meu patrão deu abrigo, comida e um salario.......e o mendigo ficou lá....
Certo dia, eu ganhei um livro de uma colega do colégio, o livro se chamava "os jovens perguntam repostas praticas"
Esse livro falava de coisas da vida.......(drogas, emprego, casamento, Deus etc)
eu nem li o livro, e dei para o Mendigo......(que ja tinha deixado de ser mendigo)
De vez em quando via o ex mendigo lendo o livro....
E a vida na empresa seguia...
Um dia o ex mendigo foi embora.......
Despediu de todo mundo, deu um abraço em cada um, e informou que era a hora de ele voltar para casa....e foi embora para o estado da Bahia, onde a família vivia....
Em 1997 era difícil manter o contato com as pessoas, portanto nunca mais ouvimos falar do ex mendigo...
Pouco tempo depois eu saí da empresa e segui a minha vida, por tantas outras empresas......
Em 2019, quase 22 anos depois, o filho do meu ex patrão ligou no telefone fixo da casa do meu pai, e pediu o meu cel.
Ele me ligou e pediu para ir na empresa imediatamente, e eu obviamente tomei um susto, pois nem lembrava da existência filho do patrão que na epóca tinha uns 8 anos de idade.
Chegando lá na empresinha (que continua empresinha menor do que era antes ) me deparo com uma familia, (1 homem 1 mulher e 2 meninas)...
O homem estava com o livro na mão, (aquele que eu dei ao mendigo em 1997)
Na contracapa, estava o meu nome, com uma dedicatória que eu custei a lembrar que tinha escrito..........
Resumindo: O mendigo foi embora para a Bahia, se curou de todos os males, se casou , teve 2 filhas, e trabalha como enfermeiro em um hospital.
De férias,ele veio a minha cidade a passeio, para mostrar para a familia dele, o local que ele morou, mostrar as pessoas que cuidaram dele.........
E o tempo todo ele ficava falando do meu ex patrão.........contando coisas passadas, que muita gente não sabia que o meu patrão tinha feito por ele.
Fiquei muito feliz em encontra-lo, muito forte e saúdavel, pai de familia, .......
Só uma coisa me deixou triste: meu ex patrão faleceu em 2004 em um acidente automobilístico.