3 Indicação de Álbum - Magnificat, Stabat Mater comentada em 27/02/2023 22:15 Cãotural oxe em 27/02/23 15:40 comentada em 27/02/2023 22:15 Magnificat, Stabat Mater Arvo Pärt, Le Nuove Musiche Clássica Já comentei aqui sobre o compositor, Arvo Part, em outra indicação. Vou repetir e adaptar o que disse lá, aqui.Arvo Pärt é um compositor estoniano de música clássica contemporânea. Sua carreira musical foi marcada pela perseguição da então União Soviética, que precedeu um hiato artístico de 8 anos, no qual pouco produziu e muito se dedicou ao estudo de música medieval e renascentista. Ao fim do hiato, em 1976, o compositor emergiu com um estilo minimalista, criando uma técnica conhecida como tintinnabuli e compondo algumas de suas peças mais famosas. Aqui trago uma coletânea de algumas de suas criações, de diferentes períodos, dotadas de uma inspiração profundamente religiosa - o compositor costuma utilizar, como letra de suas canções, textos religiosos e orações, medievais ou mais recentes, em latim e em outros idiomas. Em uma nota pessoal, considero a música de Pärt muito profunda e transcendental. Quando tenho um problema que me parece grande ou estou aflito de alguma forma, faço o seguinte exercício: vou a um lugar isolado; coloco fones de ouvido; respiro profundamente algumas vezes, 4 ou 5, focando no movimento do ar pelas narinas, pra criar uma espécie de vazio na mente; e então, com os olhos fechados, escuto obras como o Magnificat (primeira música desta coletânea). Meus problemas sempre parecem menores depois disso e consigo pensar com mais clareza. Interpretação do grupo Le Nuove Musiche. Ver mais detalhes e avaliar