O ano era 2017 e eu acabava de receber uma boa indenização. Como já tinha interesse sobre investimentos, essa grana acabou sendo o trampolim para eu mergulhar de vez no tema.
Com um caderno, caneta e o Youtube a postos, comecei a tomar nota de todas aquelas siglas e termos que me pareciam estranhos no início, como CDB, LCI e FGC. Comprei livros, assisti vídeos e até baixei um app, no qual poderia fazer minhas continhas e comparar os diferentes "investimentos" de renda fixa privada e fundos.
Eu não sabia, mas estava prestes a assinar minha própria sentença.
Munido de toda a minha burrice, resolvi abandonar o meu Bancão de toda vida e abri conta em dois banquinho digitais. Não satisfeito, abri conta em outras DEZ corretoras. Afinal, eu precisava estar preparado para quando surgisse a oportunidade de um maravilhoso CDB com X% a mais ou a oferta para aplicar em um fundo de investimentos revolucionário.
E assim fui espalhando e prendendo meu dinheiro aos mais diferentes investimentos, sem qualquer prudência. Sonhando com um retorno maior, ganhei mais dor de cabeça na hora de declarar o Imposto de Renda, mais risco para o meu patrimônio e menos #PAS.
Vocês têm noção do que é ter que lembrar o login e senha de dez instituições financeiras? Ter que baixar com dez aplicativos diferentes? E lidar dezenas de informes de rendimentos?
Depois de uma longa jornada, nesta semana, venceu o último CDB de banquinho. Foi assinada minha alforria, graças a Deus. Posso voltar em #PAS para o Bancão, centralizando tudo.
Pra quem está começando, pare, pense, releia o Roteiro do Iniciante e não se afobe. Caso contrário, pode pagar uma pena tão grande ou maior que a minha. Eu não perdi dinheiro com isso, mas perdi várias coisas que ele não pode comprar.
Agradeço ao site, ao Bastter e à comunidade por contribuírem com essa libertação.
Ass: Picolino