Hora de declarar o IRPF chegando e estou com 2 situações bem peculiares se "avizinhando" pela frente, das quais gostaria de alguma luz... as duas relacionadas a imóveis:
1º Caso. Meu pai fez a doação de um imóvel que estava no nome dele para os 3 filhos (33,33% pra cada). Ocorre que no cartório, foi considerado apenas o valor do terreno, comprado por licitação. (aqui em Brasília, grande parte dos terrenos são áreas do ONREVOG do DF, que vende por licitação). Esse terreno foi comprado há quase 30 anos, então vcs imaginam o valor irrisório que ele não está registrado. Por desconhecimento de meu pai (e acredito que por falha do contador "amigo" que sempre fez o IRPF dele), o valor desse imóvel (inicialmente terreno) nunca foi atualizado, mesmo depois que foi construída uma casa no local. Ocorre que agora que a responsabilidade é minha (e dos meus irmãos), prevejo que quando formos vender o imóvel teremos um grande problema com o pagamento de imposto em cima do lucro. Alguma ideia de como resolver essa pane?
2º Caso. Minha sogra herdou o apartamento que estava no nome do meu sogro (falecido há 8 anos). Ocorre que meu cunhado (que era quem fazia o IRPF dela até ano passado) nunca declarou esse imóvel no IRPF dela. No meio do ano passado ela veio morar comigo e com minha esposa, que acabamos assumindo toda a responsabilidade pela organização da vida financeira dela, que já está com 86 anos. Esse ano, eu irei fazer o IRPF dela, e não sei o que posso fazer para regularizar essa situação, visto que a partilha foi feita em 2017.
O mais lógico, no meu ponto de vista, seria procurar um bom contador para ambos os casos.
Mas fiquei pensando se não seria o caso de envolver também algum advogado tributarista...
Estou realmente preocupado, e não sei se estou vendo o "problema" maior do que ele é. Qualquer ajuda será útil e bem vinda!