3 O que faz um bom livro de ficção? comentada em 13/03/2023 19:03 Cãotural jatava em 13/03/23 11:52 comentada em 13/03/2023 19:03 Me parei pensando nisso esses tempos. No começo achava que era a trama, depois os personagens, depois a técnica e a forma utilizada da escrita. Mas me deparei com esse texto abaixo do Pedro de Almeida (@pedroafcr), e acho que acima de todas essas coisas (que são importantes, claro), seja o que ele resumiu:"A qualidade essencial do grande romancista é que ele saiba perdoar a todos os pecados -- mesmo a chatice, mesmo a mesquinhez, mesmo a crueldade. Para tudo há uma razão, uma história, uma desculpa. E sua função, em grande parte, é descobri-la e torná-la convincente.Somos todos bons demais, puros demais, para nos identificarmos com um assassino de velhinhas inocentes. A função do romancista é mostrar o jovem inseguro e prepotente que se esconde por trás do monstro; o atribulado e inseguro Raskolnikov, cujo drama todos conhecemos muito bem.O poeta pega coisas de todo dia e as torna singulares, especiais ou gloriosas. O romancista pega demônios e veste-lhes de terno e gravata, pega anjos e os esconde em bares ou prostíbulos. O mal não é distante e absoluto; está virando a esquina, a um dia ruim de distância".