Saudações, prezados!
Não vou conseguir ser muito breve. Esta será minha primeira postagem na comunidade.
Sou um daqueles caras que começou a investir em 2017, naquela onda de "grande momento da bolsa, grande oportunidade" e conversas mole congêneres.
Eu era um lascado, saindo de uma roubada enorme, de anos de vadiagem, indulgência, estilo de vida universitário mesmo após a universidade.
Pois bem, depois de quase não ter grana sequer para pagar o aluguel, comecei a controlar meus gastos, trabalhar melhor (meus ganhos são variáveis, sou autônomo e não tenho salário) e juntar uma graninha.
Com patrimônio de pouco mais de R$10 mil (kkkkkk) comecei a prestar atenção em notícias (poupança está perdendo dinheiro etc) e ouvir amigos dizendo que "agora é hora de bolsa" ou "agora é hora de Tesouro", sem entender absolutamente nada, e com a maior má vontade para isso.
Investi em diferentes títulos sem a menor noção do que era. Depois comecei a comprar umas ações aqui e ali seguindo recomendação de "analistas", daqueles que dizem que tem que escolher empresas "fora do radar" que representam boas "oportunidades de crescimento". Vendi NTN-B porque o jornal falou que era um bom momento de vender com cotação acima do valor teórico.
Depois descobri os fundos, o que para mim era uma "beleza", pois seria uma forma fácil de "diversificar". Era fundo internacional, fundo disso, fundo daquilo e por aí vai.
Nunca tive muito saco pra ficar acompanhando mercado e cotação. Acho que foi isso que fez com que eu não levasse muito ferro. Cheguei a ficar meses sem sequer saber como iam os investimentos.
Mas é aquilo, no mercado em alta todo mundo é gênio, no mercado em baixa é que é o teste. Aí quando olho eu fico em dúvida: "pô, isso aqui tá bom ou tá ruim no fim das contas"?
Nos altos e baixos de qualquer forma eu fui chegando naquela situação de ter vários meses de contas pagas acumulado, mesmo que não investidos da forma correta.
Decidi voltar ao Bastter.com, que me cadastrei na época e ignorei sumariamente, pois achei o site complicado, não queria estudar com calma.
Já estou há alguns meses vendo vídeos, e saindo dos investimentos ruins que estavam por aí e trazendo tudo pra poupança para recomeçar com bastante calma.
Uma das coisas que gostei das falas o Bastter é que tem que diversificar bastante, mesmo que seja pra comprar frações. No meu início, ouvi um analista desses que diz que comprar fracionado é ruim, que se for assim é melhor investir em fundos (essa foi a maior sardinhice que eu abracei).
Bom, como já me alonguei demais, vou direto à minha questão principal, e agradeceria muito a quem puder me ajudar.
Quanto vale a pena diversificar? Como posso pensar numa distribuição de classes de ativos, considerando ainda os ativos internacionais?
Imagino que isso seja muito pessoal, mas se houvesse algumas balizas para referência, isso me ajudaria muito!
Não vou montar a carteira tudo de uma vez, quero ir re-aportando aos poucos, enquanto analiso as melhores empresas, FIIs, Stocks etc para saber onde há valor, pois agora entendi a ideia de simplesmente ignorar rentabilidade e cotação.
Valeu!