Olá Pessoal, depois de um hiato de varios anos, retornei para o bastter.com. Nesse tempo sai do pais e é incrivel como a qualidade do conteudo do bastter é superior ao de qualquer coisa que eu consigo achar localmente.
Estou com uma duvida e gostaria de ouvir o que voces acham a respeito.
Eu tenho uma corretora aqui (Alemanha), que oferece a opcao de fazer um chamado "plano de poupanca", """"gratuito"""" e contratavel e cancelavel a qualquer momento. Assim, posso contratar a corretora para automaticamente uma vez por semana, quinzenalmente ou mensamente comprar X euros de uma acao qualquer. Posso tambem fechar quantos contratos desses eu quiser. O servico em si teoricamente nao custa nada, exceto caso um dia eu queira vender as acoes, quando entao teria que pagar corretagem.
A primeira vista parece um otimo negocio para automatizar a "filosofia bastter": Ao inves de mensamente escolher uma acao da carteira, posso ja colocar a corretora para semanalmente comprar o correspondente em euro do percentual que quero ter de cada ativo. Venho fazendo isso ha alguns meses com 8 ativos, mas a velha frase do bastter, de nunca esquecer que voce é um jumento vem me dando duvidas.
Primeiro, eu sei que nao existe almoco gratis. Obviamente alguma coisa a corretora esta ganhando. Uma dessas fontes de renda deve ser o spread. Em segundo lugar, eu nao controlo o horario da venda, apenas dou uma ordem uma unica vez, para comprar toda quarta X euros até que eu mande parar. Imagino que a corretora deva conseguir fazer uns rolos muito loucos ai para ganhar dinheiro com isso.
A minha dúvida é esses pontos realmente afetam os meus rendimentos ou se eu esqueci de mais alguma coisa.
O spread teoricamente é expressivel em percentual, entao nao deveria fazer diferenca se compro uma vez 100 acoes ou 10 vezes 10 acoes. Certo? Quanto a eventuais rolos da corretora com a vantagem de saberem que no dia X, Y mil acoes serao compradas pelos usuarios... nao sei se isso me afeta.
Enfim. Tendo em vista essa opcao de fazer um "plano de poupanca" teoricamente gratuito, é melhor continuar comprando mensalmente apenas 1 ativo ou como nao pago corretagem tanto faz?
Agradeco por respostas e peco desculpas pelo post meio longo.
Forte Abraco,
Joao