Seguem algumas sugestões para quem quer estudar Japonês e não sabe por onde começar, ou tá perdido no meio de um monte de sites, vídeos, cursos, etc.
A ideia é adquirir uma noção de como funciona o idioma, aprender o
alfabeto básico (hiragana e katakana), perceber como as palavras soam e aprender frases básicas.
Está tudo em Inglês, mas dá pra encontrar alguns com versão em Português. Não é preciso seguir uma determinada ordem de estudo, mas aprender Hiragana é fundamental e vai ajudar muito no restante.
Estrutura do idioma + EscritaLEARN JAPANESE WITH JAPANESEPOD101.COM
Hiragana e KatakanaLEARN JAPANESE WITH JAPANESEPOD101.COM
TOFUGU
Se não gostar da versão em vídeo, tem no site do TOFUGU também (com áudio e imagens).
Learn Hiragana: Tofugu's Ultimate GuideLearn Katakana: The Ultimate GuideDUOLINGO
DuolingoO Duolingo é muito legal para aprender e revisar Hiragana e Katanaka, as primeiras lições do curso de Japonês são fáceis de seguir e vai ajudar bastante.
Vantagem: celular tá sempre na mão quando estiver numa fila, no transporte público, no banheiro
Desvantagem: o passarinho (alerta) é chatão se você não estuda
Podcast (palavras e frases básicas)JAPANESEPOD101.COM
Learn Japanese: Japanese Survival Phrases | Podcast on SpotifyAs lições são curtas e fáceis de acompanhar (é em Inglês).
Curso Introdutório e BásicoIRODORI
TOP | IRODORI Japanese for Life in JapanAs lições abordam situações do dia-a-dia, tem bastante imagem para ajudar no vocabulário, os áudios podem ser baixados ou ouvidos online, tem as respostas das atividades, entre outros.
Vantagem: gratuito, são 3 livros (18 lições cada), material didático bom, tem em português também
Desvantagem: sozinho os exercícios interações (conversação) acabam passando meio batido
KanjiWANIKANI (TOFUGU)
Learn Kanji with Radicals and Mnemonics: The Definitive GuideWaniKani, a kanji learning application by TofuguO artigo é um pouco longo, mas vale a leitura. Este site também tem muitas lições sobre o idioma. Quem pretende ler em Japonês, vai ter que aprender Kanji (não tem jeito) e muitos anos serão necessários.
Achei a proposta legal para aprender o básico, a base é o uso de mnemônica e uso de '
radicais' (menor estrutura que forma um Kanji) para formas palavras e vocabulário. O sistema de estudo revisão/repetição é muito bom e você pode usar no computador ou celular (via navegador, não é app).
TradutorGOOGLE
Google TradutorTradutores, de modo geral, não são bons para frases longas e não vai ser diferente em Japonês. As traduções não soam naturais e dependendo do contexto vai mudar tudo.
Por outro lado, é uma mão na roda e ajuda muito se souber usar: no app você pode desenhar um Kanji que ele vai reconhecer, dá pra obter o Hiragana ou o Romaji, ouvir a pronúncia e o tradutor por imagem vai te salvar numa viagem.

AnimesAssistir filmes, animes e séries é sempre bom para se acostumar com o idioma e é muito legal reconhecer alguma palavra ou frase.
Não falta tema/estilo que não seja abordado nos animes, tem até sobre corrida de bike.