Uns anos atrás, quando eu ainda era um molecão... entrei para trabalhar em um órgão público...
Lá tinham muitos funcionários antigos.....30, 35 anos de casa....
Todos falavam muito bem, de um tal de Sr. Pacheco..... que tinha sido chefe deles e se aposentou um pouco antes de eu chegar...
Eu pessoalmente não conheci o Sr. Pacheco..... (pelo menos em vida não)
Todos falavam com muita admiração e brilho nos olhos do tal ex chefe. Sr. Pacheco...
O Sr. Pacheco é isso, o sr. Pacheco era aquilo....
O Pachequinho era bom, o Pachequinho fazia desse jeito e por aí vai...
E o tempo passava...e volta e meia o tal ex chefe, cariosamente chamado de Pachequinho era lembrado pela turmona que já estava lá a anos.......
Um dia descobri porque o tal ex chefe era tão admirado.....
Esse órgão público tinha um plano de carreira em que o chefe imediato indicava quem receberia a promoção anual....
A maioria dos chefes dos outros setores, se autoindicavam e recebiam a promoção com frequência, e faziam o seu próprio salario subir, em detrimento do salário dos subordinados.
O tal Pachequinho não.....ele nunca se auto indicou e sempre abria mão do próprio aumento em favor dos seus subordinados.....
O salario do Pacheco ficou para trás, mas o dos subordinados não,... subiam verticalmente ano após ano.
Sendo assim, sempre ouvia alguém dizer: "Caraaaaa..... o que o Pacheco fez por mim, durará eternamente, se não fosse o Pacheco eu não teria a minha casa"
Outros Diziam " o Pachequinho era bobinho, abria mão das promoções e dava o direito para os outros"....... por isso era o que tinha o menor salario da turma antiga....
E a vida a sim seguia....... sempre alguém contando das promoções que o Pacheco abriu mão para beneficiar os subordinados que ganhavam menos......
E o tempo passou.....
Um dia chegou a noticia que o Pacheco faleceu.......
O dpto fechou as portas e liberou todo mundo para ir no velório do servidor aposentado.
Mesmo sem conhecer o Sr. Pacheco pessoalmente, eu fui no funeral.....
Chegando lá......percebi que tinha um número de pessoas no velório acima do normal, vi que o falecido era mesmo muito querido, pela família e amigos.....
Conversei com, um, conversei com outro e o velório corria normalmente.....
Até que cheguei em uma roda de pessoas no lado externo, e ouvi o sobrinho do Pacheco falando:
" Meu tio era uma pessoa sortuda demais..... tudo dava certo para ele....... onde ele colocava a mão parece que Deus colocava a dele.....
- Comprava ações......a bolsa subia....
- Comprava rifa......era sorteado...
- Participava dessas promoções de juntar rotulo de produtos e participar de sorteios.........sempre alguma coisa ele ganhava....
- Os filhos cresceram, prestaram vestibular em universidade pública, todos passaram....nunca precisou gastar com faculdade dos filhos...
- Nunca ficava doente....
- Alguns meses atrás ele tinha um terreno no meio do mato la no interior......não valia nada...colocou para vender..... A companhia telefônica ligou para ele e ofereceu para alugar o terreno para instalação de antenas......
Era muita sorte que ele tinha, por isso ele deixou esse patrimônio para os filhos......"