Senta que lá vem história.
Ajeitando as coisas aqui em casa, revi documentos do financiamento do meu primeiro apartamento.
Percebam quão insano são os custos envolvidos nessa brincadeira:
- o apartamento custava 394k em 2009 (tinha que ser comprado na planta, obviamente!);
- dei uma entrada de 40k;
- paguei 170k para a construtora até as chaves (reajustado pelo INCC, irmãozinho);
- em 2012, financiei com o Amarelão 294k por 25 anos;
- parcela média de 3k;
- paguei 7 anos de financiamento;
- total pago para o banco no financiamento: 252k;
- após chegar a esse maravilhoso site, quitei tudo em 2019 por 250k;
Ou seja, o apto que custava 394k saiu por 40k de entrada + 170k com a construtora + 252k de financiamento + 250k para quitar.
TOTAL: 712k por um apto de 394k.
ATENÇÃO: eu havia pagado 252k de 294k financiados e ainda assim, 7 anos depois, ainda devia 250k!
Paguei quase o dobro em “apenas” 7 anos. O mais interessante é que, na época, fazia todo o sentido do mundo.
Para melhorar: eu tinha o dinheiro para quitar bem antes, mas achava que ganharia mais com os CDBs de banquinho e o tesouro direto.
“Ah, mas, se não tivesse financiado, teria gastado com aluguel nesse período”.
Sim, jovem, o aluguel desse mesmo apartamento era substancialmente mais barato do que a parcela do financiamento que paguei.
(Sem falar na reforma que foi feita!)
O sistema existe para tirar dinheiro do inocente.
O sistema existe para te fazer sustentar o próprio sistema e ainda vai te fazer defendê-lo com unhas e dentes, como se tudo isso fosse feito para o seu bem.
Por isso agradeço o dia em que passei a fazer parte dessa comunidade maravilhosa. Foi a verdadeira alforria que jamais teria conhecido fora daqui.
Para quem ainda estiver pensando em entrar em um financiamento, que a minha burrice sirva para te salvar desse purgatório.
Quem tem dívida não virou gente ainda.
Um diamante de burrice e sardinhagemPai_NaldoOrigem do Selo3 posts