Saudações, amores. Tudo bem?
Vamos à dúvida. Vou resumir o máximo que conseguir (até pq é a segunda vez que escrevo o post. na primeira vez errei o botão de postar e perdi tudo. sim, sou idiota)
Irei fazer uma cirurgia (estou bem, juro). O cirurgião não é credenciado pela Sulamérica, mas ele tem vínculo de reembolso. Receberei 100% do valor de volta.
A cirurgia custa X. À vista tem 8% de desconto. Mas infelizmente não consigo pagar à vista. Teria que vender todos os meus ativos pra pagar. E mesmo sabendo que o reembolso vem, a cirurgia não é de vida ou morte. Então não queria ter que vender pra recomprar. Tirando o trabalho que daria (declaração e o escambau). Por isso optei pelo parcelamento.
Ao parcelar você perde o desconto de 8%. Então esses são os juros do parcelamento. Pq o parcelamento em si não tem custo adicional, 2x ou 12x é o mesmo valor. Optei por 12x ja na ideia de, ao receber o valor, antecipar todas as parcelas.
Mas aí me veio uma ideia de sardinha:
Eu vou parcelar em 12x "sem juros". Ao receber o reembolso, vou receber o valor integral de uma vez. Isso não seria uma espécie de empréstimo sem juros? Eu poderia aplicar o valor em renda fixa e ir pagando as parcelas do cartão pouco a pouco em vez de antecipar tudo. E como o valor daquelas parcelas seriam referentes a um valor já investido, eu subtrairia o valor das parcelas do aporte mensal que eu faço. Eu receberia um valor alto de uma vez e já colocaria pra render, enquanto que as parcelas, principalmente as últimas, não seriam corrigidas pela inflação. O valor x/12 que eu pagarei em 2024 não tem o mesmo poder de compra que o x/12 que pagarei próximo mês. E o pagamento foi feito a tempo presente, não calculado a tempo futuro.
Sardinhei muito? Devo deixar de viajar e quitar logo tudo? Me ajudem pliss.