Boa noite pessoal! Vou tentar resumir ao máximo a história.
Minha família é de uma cidade pequena do interior da Bahia (10 mil habitantes), me mudei de lá faz tempo, porém meus pais ainda residem.
Meu pai hoje está com 72 anos e sempre foi muito trabalhador e conservador. Durante sua vida, suas economias foram investidas em alguns imóveis que ele aluga e consegue complementar sua aposentadoria. O grande problema que vejo é que na cidade praticamente nenhum imóvel possui escritura pública e os únicos documentos são recibos particulares de compra e venda, contas e IPTU.
A algum tempo atrás, tentei ajudar e iniciei o processo de usucapião de um terreno que meu pai possui próximo à cidade e para aumentar minha decepção com a nossa justiça lá se vão 4 anos e provavelmente não vai resolver nada.
Inicialmente o advogado entrou com um pedido de usucapião extrajudicial, já que seria um processo mais célere e rápido, após 2 anos aguardando e tentando com o cartório desistimos. Passamos então para a via judicial. Já se foram mais 2 anos, passaram 2 juízes substitutos na cidade, algumas petições e o caso nunca foi analisado.
Minha maior preocupação é que meus pais estão ficando idosos e gostaria que futuramente viessem morar mais próximo de mim. Acho que o melhor seria vender a POSSE do imóvel como todos fazem, já que é quase impossível resolver. Alguém já passou por situação parecida?
Uma coisa é certa, o fato de estar na lei não quer dizer nada nesse país. Quanto mais você conseguir evitar a justiça melhor pra você.