Olá, boa tarde. Ao fazer minha declaração de imposto de renda e utilizando a ferramenta do Baster Systema para tal, reparei que os valores de algumas stocks parecem estar dobrados. Notei isso ao comparar o valor preenchido na declaração do ano passado (2022, ano-base 2021) e comparando aos valores referentes a 2021 que encontro no BS. Não sei se tem alguma relação, mas eu era cliente Passfolio e migrei automaticamente para a Sproutfi, pode ser que nesta migração houve uma "dobra" nos valores cadastrados, e consideraram que comprei um valor "X" com origem no Brasil e repetiram o valor "X" com origem no exterior, provavelmente na migração houve esse "erro".
Vou colocar um exemplo (de uma stock que não fiz novas compras em 2022) para ilustrar o problema:
- - Stock ANSYS (ANSS)
- Valor 2021 no Imposto de Renda: R$ 1.746,26
- Discriminação Imposto de Renda (retirado integralmente do BS à época): "ANSYS INC, ANSS, NASDAQ, QUANTIDADE: 1, COMPRADOS POR $334,36, UTILIZANDO $334.36 DE RENDIMENTOS AUFERIDOS ORIGINALMENTE EM REAIS"
- Valor 2021 no BS: R$ 3.537,32
- Discriminação Baster System (retirado integralmente do BS em 07/05/2023): "
ANSYS Inc, NASDAQ, Quantidade: 1, Comprados por $668.72, Utilizando $334.36 de Rendimentos Auferidos Originalmente em Reais e $334.36 de Rendimentos Auferidos Originalmente em Moeda Estrangeira. - CÓDIGO:
ANSS"Figura 1 - Aba de edição da movimentação que fiz à época da referida compra, reparem que aparece o valor dobrado com "Origem Exterior"
Minha sugestão para ajuste dos colegas é que abra a movimentação e remova este valor dobrado, colocando zero, assim é possível atualizar e ajustar estes valores dobrados de cada stock e atualizando a ferramenta de Imposto de Renda do BS, o valor assONciado à stock fica atualizado. Fiz aqui para este exemplo da Ansys e deu uma pequena diferença (R$ 1768,66, diferença de R$ 22,40, erro de 1,2%), e neste sentido vou atualizar o valor de 2021 no Imposto de Renda de 2022 ano-base 2021 e seguir com o preenchimento. Mesmo assim, peço ajuda dos colegas da Bastter para checar se está ok e devo seguir com este procedimento, para não fazer nenhuma besteira. E fica aí a dica para os colegas que encontrem um problema similar.
Abraços, e desde já agradeço o apoio.