Recentemente fui convidado para um almoço no litoral por uma empresa de fornecimento de material, cheguei um pouco mais cedo no local e presenciei uma cena que me deixou bem pensativo.
Um cara conversava com outro (provavelmente gerente e funcionário), o funcionário argumentava que conseguiu um novo emprego em um escritório e o salario seria maior, já o gerente falava: -Você vai trocar essa vista? Essa bela paisagem pelas paredes de um escritório? Aqui todo mundo é seu amigo, aqui você pode comemorar o gol do seu time no telão com a alegria das pessoas, no escritório tudo é frio. O rapaz respondeu: -Mas la posso dar uma vida melhor aos meus filhos, abaixou a cabeça e saiu. Não sei o fim da historia, mas me deixou pensativo mesmo, o quanto esse discurso ou variações dele podem influenciar as decisões das pessoas...
Posteriormente sentou-se ao meu lado um colega, comentei com ele sobre o assunto, possivelmente o rapaz por aparentar ser jovem e referir seus filhos na conversa, deve estar em fase de formação de patrimônio, é claro que não da para trabalhar com algo que desagrada a pessoa ou traz infelicidade a ela, mas todos sabemos que todo trabalho tem seu sacrifício, e se ele puder ser ultrapassado sem decréscimo a sua saúde física ou mental, valia a pena a tentativa.
Uma analogia que fizeram e achei bem legal e pertinente a este site foi a seguinte:
A WEGE divulga seu balanco, são um amontoado de números jogados em formulas em seguida analisados ano apos ano formando varias estatísticas as quais projetamos para o futuro. Evidente que nada garante o futuro, mas a chance de errar diminui drasticamente, o mesmo principio vale quando você escolhe o seu trabalho ou a cidade onde vive, analise PIB, PIB per Capta, IDH, Taxas de Criminalidade e por ai vai...da mesma forma a chance de acontecer algo ruim será muito menor.