Finalizei e enviei minha Declaração de IRPF 2023 no final de Abril. Fiz uso da Declaração pré preenchida + Carnê Leão Web e BS, como sempre fiz nos últimos anos...
Pagava mensalmente a DARF (código 0190) por conta de um aluguel de imóvel que recebia ao longo dos anos. Em Junho de 2022 fiz a venda do ímóvel, fiz a apuração do valor a ser pago de imposto, paguei o Imposto, lancei no IRPF, tudo certo! Até aí, sem problema....
No dia 08/05/23, entrei no e-CAC para consultar o status da declaração e percebi que havia a indicação de "Pendência de Malha". Agora que começa... acabei não pagando as DARFs dos últimos 2 meses antes da venda do imóvel por vacilo (Maio e Junho) e a divergência foi apontada, cruzando as informações enviadas pela Administradora do Imóvel com a minha declaração (Carnê Leão Web importado no IRPF).
De imediato, providenciei o pagamento das DARFs pendentes (Maio e Junho/22) e lancei "manualmente na declaração retificadora. Reenviei o IRPF 2023 e vida que segue...
Entrei novamente no e-CAC para ver se tinha solucionado o problema e agora encontro a seguinte informação:

Vejam que os MESMOS valores aparacem nos "Sistemas da Receita Federal" e como recolhido pelo Carnê Leão lançado na Retificadora (paguei as DARFs que foram geradas pelo Carnê Leão Web com as devidas multas e juros). Pesquisei na Internet e vi alguns relatos que houveram erros/demora na atualização e processamento por parte da Receita, quando as DARFs eram geradas pelo Carnê Leão Web (IRPF 2022). Vi esta informação de erro somente depois de ter feito todo o processo!
Minha dúvida agora é:
1-) Espero mais alguns dias (pelo menos até a virada do mês) e ver se isso se regulariza automaticamente com novo processamento
2-) Faço nova Retificadora, agora importando o Carnê Leão Web em vez de atualizar manualmente os valores na DIRF. Meu medo é importar o Carnê Leão na Retificadora e "bagunçar" o restante da Declaração Ex. Dividendos Exterior, etc...
3-) Outro caminho para solucionar a pendência
Enfim, espero ajuda da Comunidade!
Desculpem pelo "textão"!!
Vlw