Minha cidade (Campina Grande/PB) protagonizou o caso de uma pirâmide financeira beeeem famosa recentemente. Muitos aqui devem ter visto as notícias. Em teoria ela investia em cryptos, trazendo singelos retornos de 6% ao mês. Na prática o dono sumiu com um valor incalculável (diz-se ser algo em torno de 600 milhões de reais).
E como está a cidade depois do evento? Os "investidores" estão atirando no escuro em busca de respostas. Tem advogados cobrando valores altíssimos pra entrar com processo (os escritórios da cidade estão muito bem, obrigado), tem empresas de "rastreamento de crypto" cobrando de 1 a 2% do valor roubado pra entregar relatórios que mostram o destino dos valores (relatórios não têm nada que a justiça possa usar, claro, só um monte de endereços de corretora), e por aí vai. Acho que a lógica é: Se a pessoa caiu num golpe pode cair em dois. No desespero as pessoas estão perdendo dinheiro em todas as pontas.
Mas o curioso é que no dia a dia ninguém mais fala dos valores perdidos. Nos primeiros dias tinha muitos que contavam como tinham saído no lucro mesmo com a consumação do golpe, pois haviam investido no início - Gente que claro que não vai admitir, mas foi quem financiou a pirâmide pra quem veio depois. Tinha várias histórias de gente que perdeu casa, apartamento, casamento trocado por "novinhas do jet ski", teve quem largou emprego pra viver de renda. Quem eu conheço que passou por isso nem comenta mais, nem externa nada. É como se tivesse deixado de doer. E o dinheiro que parecia que vinha tão fácil, vai fácil. A justiça daqui a uns anos consiga recuperar uns 5% e entregar pra quem abriu processo primeiro. E pronto, é assunto morto, águas passadas. Ninguém liga.
Outras 2 pirâmides da cidade caíram recentemente também. Nada acontece. Os "traders" da pirâmide aproveitaram o impulsionamento das redes pra criar sua própria empresa. Os "brokers" (vendedores do golpe) apagaram fotos com a empresa e seguem nas redes sONciais como bon vivants.
O dono está agora escondido com a família. Orgulhoso como é, ele não admite que deu um golpe. Pede que a justiça retire o pedido de prisão preventiva contra ele pra que ele volte ao Brasil e "explique tudo". Sabe bem que ele e os filhos nunca mais vão poder usar seus nomes reais, ou ter qualquer vida pública. Vão viver como fantasmas agora, ou se entregar à polícia pra pôr fim a tudo.
E na cidade vida que segue. Todo mundo trabalhando como sempre, juntando dinheiro como sempre. Daqui a pouco a próxima oportunidade aparece. Pra mim que vi de perto fica a lição: De dinheiro maldito quero é distância.