Olá, pessoal.
Aconteceu algo comigo envolvendo o seguro do carro, e gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido ou, até, se isto é o correto.
Bom, vou tentar resumir ao máximo. Houve um incidente em que o parachoque traseiro ficou "rasgado". Fiz alguns orçamentos e o valor para troca do parachoque ficaria acima do valor da franquia, então acionei o seguro. A seguradora é uma bem conceituada.
Pois bem, na vistoria foi constatado que o parachoque seria trocado, isto foi colocado no orçamento da oficina/seguro, a CIA de seguros aprovou o reparo, tudo certo.
Pela demora, contatei a oficina e a CIA de seguros, e me foi informado que haviam feito o pedido da peça na fábrica e estavam esperando chegar. Depois de 2 meses entraram em contato pedindo para eu deixar o carro na oficina para conserto. Peguei o carro de volta 2 semanas depois, aparentemente tudo certo, mas depois de alguns dias reparei que o parachoque estava desalinhado, coisa que não percebi antes na oficina. Resolvi erguer o carro para conferir e constatei que eles apenas repararam o parachoque ao invés de substituir.
Entrei em contato com a seguradora e me informaram que, como a peça estava demorando, foi efetuado o reparo no parachoque. Porém em nenhum momento eu tomei conhecimento disto até o contato com a seguradora para efetuar a reclamação, até porque se fosse para reparar o parachoque o valor do conserto ficaria menor que o valor da franquia e não teria acionado o seguro e nem perdido bônus.
Sei que seguradoras podem utilizar peças não genuínas ou usadas em casos em que não se encontrem peças disponíveis no mercado, mas minha pergunta é, autorizar o reparo da peça (ou até substituir por outra não genuína ou usada) ao invés da troca sem antes contatar o segurado é lícito?
Estou esperando agora agendamento em uma oficina com um inspetor do seguro para avaliação, já que o serviço de qualquer forma não ficou bem feito.
Sobre peças de reposição, meu carro é um Civic 2014. Alguém que por ventura tenha conhecimento ou trabalhe no ramo, está difícil assim mesmo achar peças?
Obrigado