Meu velho sempre dizia.... 'Diga a verdade sempre, nem que vc tenha que levar um grande prejuizo".....
" Depois que vc disser a verdade, todas as armas abaixarão".......
Acho que meu pai disse isso para mim 2 vez por semana, durante 40 anos.......
Certa vez, na juventude, comecei a trabalhar de técnico eletrônico em uma grande industria alimentícia.......
Lá na casa de máquinas tinha um monte de painéis elétricos, um monte de botões, um monte de luzes de sinalização e diversas válvulas pneumáticas e manuais.......
Me instruíram umas 200 vezes para não apertar um botão sem antes destravar o registro.......
"Se vc apertar esse botão e não abrir o registro,...todos os silos vão transbordar..... catástrofe geral"
Me disseram isso mais 300 vezes..........
"Se vc apertar esse botão e não abrir o registro,...todos os silos vão transbordar..... catástrofe geral"............
Mas um determinado dia........
Eu apertei o botão......e esqueci de abrir o registro..........
Nada aconteceu.......e encerrei o meu turno e fui embora para casa..........
No outro dia ao chegar na fábrica....me deparo com um grande alagamento de substrato (milho moído com água) imagine um mingau amarelo..........
Sim, alagou tudo..........o substrato estava em toda parte............
A fabrica parou.....
Uma perda de recursos imaginável........
Ao chegar no prédio administrativo, havia uma reunião.....umas 60 pessoas da manutenção estavam reunidos.......
Queriam a cabeça do idiota que esqueceu de "abrir o registro antes de apertar o botão"...
Não existiam câmeras, não existiam controles, não tinha como saber quem provocou aquela "
"Tragédia"
Mas no meio daquele auditório, 60 pessoas, eu me apresentei.......

"possivelmente foi eu que esqueci de abrir o registro"
Diretor: Por que vc fez isso ?
Eu: Esqueci.
Diretor: Como assim esqueceu ?????
Eu: Esqueci
Diretor: todo mundo volte ao trabalho,e vc fica que vamos conversar...........
Todo mundo saiu........e eu fiquei no auditório com o diretor e mais uns 7 gerentes........
Em toda fábrica, ja davam como certo a minha demissão....
Foi um dia de muita aflição e humilhação para mim.......
O dia passou...
O outro dia também passou....
A semana passou...
O mês passou......
e eu não fui demitido......
Passado un 2 anos, o meu gerente me disse: Naquele dia, ninguém tinha idéia de quem tinha feito aquela cagada......o nósso proposito era investigar, interrogar e degolar o culpado.
mas vc quebrou o clima, apresentou espontaneamente, disse a verdade, e desarmou tudo.