Prezados, boa noite.
Me desculpem a mensagem, não sei como proceder e realmente deu um nó na cabeça. Escrevo aqui pois o pessoal sempre tem ideias que ajudam.
Minha afilhada me ligou desesperada pedindo ajuda numa situação:
Ela estava dirigindo, numa via. Foi virar para lado esquerdo, reduziu, deu seta normalmente "imbicando o carro" para poder virar (tem uma pequena calçada entre as pistas e do outro lado tem a avenida em sentido contrário). É uma via de mão única onde não tem como ultrapassar (pois só cabe um carro na via). Uma moça, de moto, que estava a caminho do trabalho tentou ultrapassa-la pelo lado esquerdo (que é para onde ela iria virar). Resultado: a moça tentou frear mas bateu no carro da minha afilhada.
Felizmente nada aconteceu além de amassar a porta do carro. O impacto foi pequeno, ela acionou o SAMU que foi até o local e levou a motociclista para atendimento.
Trocaram os telefones e ficou por isso.
Muito inocentemente, ela não "filmou" ou tirou fotos do ocorrido. Ela tem foto da ligação para o samu com o horário do acionamento e tempo da conversa. Acredita que consegue achar uma testemunha do ocorrido pois vários moradores sairam para ver a ambulancia.
A motociclista foi encaminhada para uma unidade de pronto atendimento do SUS, onde fizeram um rx do joelho e constataram não haver lesões, tendo alta com receita de analgesicos apenas.
No período da tarde, a moça entrou em contato com ela pedindo dados como endereço, nome, RG, etc. Disse que era exigencia de sua empresa para abertura do CAT.
Ela entrou em contato com advogado que orientou: "se você prestou socorro, ela não se machucou, estava errada e você consegue provar que chamou o SAMU não faça nada: ao contrário, ignore ela (bloqueie no whatsapp) e dane-se".
Ela perguntou se deveria fazer um B.O. e ele disse que tanto faz, não houve "dano real" pois a moto não quebrou nada e a pessoa não se machucou, mas que poderia fazer sem problemas.
Ao entrar em contato, houve uma discussão entre elas e a ligação terminou em tom belicoso. Até aí, ok.
Porém, ela descobriu que sua carteira de motorista está vencida. Nisso ficou em pânico.
Onde eu entro nisso? Ela me ligou desesperada, pois não sabe o que fazer e eu meio que sou "o porto seguro dela". Ela vai contar pro meu irmão e tals, mas como padrinho eu preciso dar uma orientação pra ela de como fazer o certo.
As minhas dúvidas são: a orientação do advogado foi sensata? Eu entendo que o caminho de menor atrito é sempre o melhor e essa abordagem gerou conflito.
O fato dela estar certa, não haver vitimas reais e nem danos materiais (apenas estragou o carro dela) obriga ela a fazer boletim de ocorrência? Ou isso é opcional?
A carteira estar vencida implica o que, exatamente?
Me desculpem, não sou da área e fiquei bem chateado com o ocorrido por ser muito querida. O que deixa intrigado é que, por ter um carro importado, ela disse que percebeu muita malícia do outro lado. O objetivo é fazer apenas o que é certo aqui, nada fora da lei. Mas tenho medo de mandar ela seguir o advogado e isso só gerar mais atrito ainda.