7 isenção IR lei 7713/1988 comentada em 24/07/2023 06:15 Imposto de Renda ban_ana em 22/05/23 10:05 comentada em 24/07/2023 06:15 Pessoal, o prazo está acabando e ainda tenho uma dúvida em relação a declaração de IRPF do meu pai:Ano passado ele descobriu uma cardiopatia grave e em agosto fez uma cirurgia. O médico informou que ele tem direito a isenção de IR e nos entregou um laudo para tal.No site do ONREVOG tem pouco conteúdo a respeito: Solicitar isenção do Imposto de Rendajá solicitamos a isenção mas ainda não houve resposta do INSS.Ainda não enviei a declaração dele, mas minha dúvida é sobre a restituição do IR descontado da aposentadoria ano passado (2022). Achei um site com algumas informações, que indica para fazer uma retificadora solicitando ressarcimento dos anos anteriores: Veja como pedir restituição de IR por motivo de doença graveA duvida é: eu coloco todo o valor da aposentadoria, ou precisa calcular um valor proporcional, considerando a data da cirurgia?(Em termos práticos, considerando que era uma má formação congênita, a cardiopatia não se iniciou ano passado, mas o laudo e cirurgia são de 2022.)