Meu pai, hoje com 65 anos, recebeu de herança um imóvel que ficou pra ele e seus 2 irmãos, eles já decidiram que irão vender o terreno e cada um ficará com sua parte, que será de aproximadamente R$150.000,00 para cada.
Hoje meu pai vive da sua aposentadoria e do aluguel de 2 imóveis, porém essa renda que ele recebe nem sempre chega até o final do mês e constantemente tenho que ajuda-lo com algum dinheiro para ele não fazer nenhum tipo de empréstimo, sendo assim ele praticamente já não possui nenhuma reserva.
Ele disse que estava pensando em comprar um kitnet e colocar para alugar e quis saber qual era minha opinião. Então disse e ele que seria mais rolo com inquilinos, que tinha o risco de ele contrair mais dívidas caso o imóvel ficasse vazio, e o que ele realmente precisava era voltar a ter uma reserva de dinheiro disponível em casos de emergência e voltar a ter #pas e consegui convence-lo a desistir do kitnet.
Então sugeri à ele a distribuição de 60% do dinheiro em renda fixa, metade na poupança e metade no tesouro selic, e os outros 40% em FIIs para ajudar a compor os alugueis que ele já recebe e tentar não mexer na sua reserva e se possível ir fazendo novos aportes.
Faz sentido esse tipo de alocação na idade dele, ou seria melhor deixar tudo em renda fixa mesmo?