Entreguei a declaração do IRPF, tudo ok, o programa não acusou nenhuma crítica após preencher todas as pendências, usando a pré preenchida, BS e certificado digital. No entanto, ao acessar o e-cac agora , aparece que há pendencias de malha.
A diferença da declaração do ano anterior pra essa é que, em 2021, no meio do ano, passei a pagar Pensão alimentícia e declarei o valor de X. Como em 2022 foi o ano cheio, o valor pago de pensão é praticamente o dobro, 2X. O desconto ainda não era em folha, era via Ted para a mãe do meu filho, que eu declaro apenas como alimentando, sendo dependente dela.
Durante o preenchimento do programa da receita, o mesmo mandou msg de alerta :” os valores declarados superam os YY reais, as informações estão corretas?” Apertei o SIM e continuei preenchendo normalmente.
Pelo que estou entendendo terei que aguardar intimação ou notificação da receita. Seria isso ou há algo ainda a se fazer?
Segue a mensagem deles abaixo e as minhas respostas de cada item:
“Foi constatada a necessidade de comprovação dos seguintes valores de pensão alimentícia: ”
As inconsistências relacionadas com pensão alimentícia normalmente ocorrem porque:
1-A pensão alimentícia não está amparada em sentença, acordo homologado judicialmente ou escritura pública. >>
Tudo registrado em processo judicial, indicado na declaração desde o ano passado.2-O valor deduzido a título de pensão alimentícia é maior que o valor estipulado em sentença, acordo homologado judicialmente ou escritura pública. >>
Idem item 13-O beneficiário da pensão alimentícia foi informado como dependente na declaração do responsável pelo pagamento da pensão (isso só é permitido se a separação ocorreu no próprio ano-calendário). >>
É declarado como alimentando