Dois colegas A e B estavam “liberados” para serem promovidos. Éramos em 5, e tudo parecia transparente entre todos e cada um na busca do seu.
Equipe aumentou e algo que já existia se acentuou: rivalidade, briga de ego e quem estaria mais perto do rei.
A partir de certo momento o colega B desabafa para mim que o A está sacaneando ele, tanto em questões de “queimar o filme”, furto de ideias e usurpação de méritos.
Tratava os dois de maneira similar, não tinha problemas com nenhum.
Após alguns meses dessa novela, notando que de fato ocorria essas ações do A, comecei a tomar partido do B, tanto em projetos, como em x suportes, etc etc.
Nisto os dois se comunicavam apenas o necessário e eu ficava nesse intermédio. Anteriormente os dois tinham uma amizade bem próxima, trabalham juntos a anos.
Em uma determinada reunião que em pauta o tema de merecimento/reconhecimento surgiu, expus algumas opiniões(pretendendo ajudar o B indiretamente) e no final desta em particular o B me disse que iria começar jogar o jogo. Não entendi muito bem o que significaria isso, mas ok.
Após esse marco e se completam quase dois meses, ambos não falam como antes comigo e sou tratado como criador de má clima e divisor de equipe.
Continuo tratando ambos com profissionalismo e até em alguns momentos tentando quebrar o clima, mas é notável estar tudo diferente.
Não guardo ressentimentos nem nada do tipo. Tentei aprender com toda essa situação mas isto ainda gera muitos pensamentos negativos e dúvidas, principalmente quando presencialmente no escritório.
Não sei se a correta lição seria: Não cabe a mim tentar ajudar os outros com minha opinião, no trabalho. E se o fato fosse diferente ?
Me pergunto o por quê o sistema as vezes favorece o sangue suga ? O líder não deveria observar esses padrões e notar que X pessoa apenas quer puxar o saco dela ?