Link para o FAQOs títulos do Tesouro Direto foram criados para serem carregados até o vencimento, pois tem forma de remuneração definida no momento da compra.
No caso de vendas antecipadas, existe uma forma de precificação do título chamada "marcação à mercado". Por causa dela, o título vendido antecipadamente pode ter valor menor do que foi comprado e as pessoas se desesperam achando que estão perdendo dinheiro; ou valer mais, e os espertinhos acharem que podem "fazer trade" com o TD.
Mas a marcação à mercado também faz com que o valor recebido na venda antecipada NÃO PERMITA que você compre a mesma quantidade de títulos na mesma data, pois existe um SPREAD entre o preço de compra e preço de venda.
Não existe vantagem alguma quando o título 'rendeu' muito por causa da marcação, porque se vender além de girar patrimônio pagando imposto de renda antecipado, perdendo o efeito dos juros compostos, ainda compra menos títulos. A única vantagem do Tesouro Direto são seus títulos longos onde o acúmulo de patrimônio através dos juros compostos é maior do que em títulos curtos.
Se você comprou um título com condições de remuneração definidas no vencimento, para daqui 26 anos,
qual sentido de ficar acompanhando a rentabilidade?Explicação completa e mais detalhada sobre o funcionamento da marcação:
Bastter.com - Grupos - Forum Iniciante - Como funciona esta tal de marcação à mercado ?Tópico sobre Marcação a mercado com explicação do moderador Fernando e do Celtiberian:
linkExplicando: o preço do título varia a depender da marcação a mercado que é uma função dos juros futuros, de modo que no vencimento dado um mesmo título você receberá o mesmo valor, independentemente se comprou por X ou Y.
Por exemplo: se comprou o título por IPCA +6% ou por IPCA+7% um ano depois, o valor em reais recebido será o mesmo. Portanto, trocar um pelo outro seria pagar tributos (imposto de renda) antecipadamente para trocar seis por meia dúzia, não há ganho financeiro, pelo contrário existe uma perda pelo recolhimento antecipado de I.R.

Independente de onde você comprou nos pontos rosas (marcação a mercado) o valor recebido será o final do ponto azul (maracação na curva).

Por MrBig:
"
Se vc levar o título até a data combinada sempre vai receber o combinado. Investiu 1 real e a conta no site do tesouro direto falou que vc vai resgatar 500 mil em 2087, vc ai resgatar 500 mil em 2087.
A marcação a mercado só é relevante no meio do caminho. Caso vc precise sair antes do vencimento. E aí vc pode ganhar ou perder dinheiro. Depende da sua sorte.
Uma conta de padaria para te explicar o funcionamento.
Mas daqui pra baixo é só sardinhagem. Os 2 primeiros parágrafos é o que vc precisa saber.
Pense que tem um título que vc vai resgatar 100 mil reais daqui há 10 anos. Imagine a taxa de 10% ao ano.
Qual é o valor que vc tem que investir hoje, para ele render 10%, mais 10%, mais 10%, etc, para valer 100 mil daqui 10 anos?
(É assim que a RF funciona, tendo um valor de resgate fixo e descontando o valor para valor presente)
Faz de conta que esse valor seja 10 mil reais. 10 mil + 10% + 10%, etc = 100 mil em 10 anos.
Pois bem, vc comprou esse título hoje e pagou 10 mil para receber 100 mil depois.
O que acontece se amanhã a taxa de juros for para 20%? Precisamos refazer a pergunta:
Qual é o valor HOJE que rendendo 20%, mais 20%, mais 20%, etc, dará 100 mil em 10 anos?
Esse valor
TEM QUE SER MENOR do que era com 10% de juros. Faz de conta que seja 5 mil. 5 mil + 20%, mais 20%, etc... Pronto:
PELA MARCAÇÃO A MERCADO, de 1 dia para o outro vc tomou um prejuízo de 5 mil.
Por outro lado, se amanhã a taxa de juros cair para 5%, o vento sopra a seu favor: qual é o valor, mais 5%, mais 5%, mais 5%, etc, que dará 100 mil em 10 anos?
Esse valor
TEM QUE SER MAIOR do que era com 10% de juros. Faz de conta que seja 15 mil. Pronto:
PELA MARCAÇÃO A MERCADO, de 1 dia para o outro vc ganhou 5 mil.
É assim que funciona.
E quanto mais perto do vencimento, menos ela impacta no seu saldo. Afinal, se falta 1 ano para vencer, vc já recebeu 9 anos de juros combinados e a pergunta passa a ser: qual é o valor hoje que +x% (só 1 vez) que dá 100 mil no fim do ano? Até chegar no dia -1, onde a pergunta é: qual é o valor menos 1/365 avos de x% que dá 100 mil amanhã..."